Falta vacina no segundo dia da campanha contra a gripe em Petrolina e prefeitura aciona Estado por nova remessa

por Carlos Britto // 24 de março de 2020 às 12:15

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

A Prefeitura de Petrolina revelou ter acionado o Governo de Pernambuco para que envie um novo lote da vacina contra a gripe. A campanha de vacinação começou nesta segunda-feira (23), em todo o país, mas em Petrolina – assim como em outras cidades – as doses já estão em falta.

Segundo a administração, Petrolina só recebeu 19% do quantitativo (16.670 doses) para essa primeira fase da campanha, que vai imunizar apenas idosos (com 60 anos ou mais) e profissionais de saúde.

Apesar da falta temporária dos insumos, a prefeitura garante que todos que integram o grupo prioritário – idosos e trabalhadores de saúde – serão vacinados no prazo da campanha. É válido destacar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas contra tipos de influenza (B, H1N1 e H2N3). O esquema e a rotina de vacinação continuam iguais, nos postos.

Cronograma

O cronograma de vacinação em Petrolina previsto é o seguinte:

– 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde;

– 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de  liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Falta vacina no segundo dia da campanha contra a gripe em Petrolina e prefeitura aciona Estado por nova remessa

  1. Vacinado disse:

    O povo só aprende apanhando, nos outros anos, pessoal da saúde ia até nas feiras livres, adulando o povo, principalmente os idosos pra ver se cumpria a meta do governo, agora com medo, vai maioria no primeiro dia, daí falta vacina, mas logo chega.
    Aprenderam né!!!!!!?

  2. Cidadão disse:

    PessoaL, tem a vakinha virtual feito por médicos e empresários do Vale do SÃO FRANCISCO para ajudar no combate ao COVID19

    https://www.vakinha.com.br/vaquinha/compra-de-respiradores-para-coronavirus

    Vejam nos blogs de Geraldo José e Carlos Brito.

  3. ARMANDO HENRIQUE BORTOLINI disse:

    19%, ou seja 16.670 doses e acabou no primeiro dia? Conta outra.

  4. Carla maiane disse:

    A preocupação está justamente na HIN1, que esse é perigo eminente pra toda cidade esperamos que a prefeitura corra atrás para não deixar faltar a vacina pois a cidade de juazeiro apresenta vários casos que inclusive já matou. Cadê preocupação com o povo. Se não foi enviado todas as doses, exija que sejam enviados as doses que é de direito.

  5. JOSE M S MONTEIRO disse:

    Carlos Brito, desculpa, não se pode falar em falta de vacinas. Deve-se falar em falha de planejamento: sabendo-se do número de pessoas na faixa etária de 60+ anos e com o conhecimento do estoque de vacinas (inferior ao número de idosos) faltou planejar a estratégia da vacinação. Antes do meio dia de ontem os estoques chegaram ao final. Hoje, ainda se vacinas. Com um bom planejamento isto não aconteceria. Exemplo: estratificar a chamada: pelo nome (ordem alfabética), por idade (descrecente) ou por localidade. Deve-se evitar o pânico

  6. Maria de Lourdes Coelho Ribeirolourdes disse:

    Que não demore a reposição,pois quero tomar a minha.

  7. Zé da Breca disse:

    Esses leitores são desinformados e cada um fala besteira. O problema é que, devido a pandemia do corona vírus, a demanda pela vacina contra a gripe influenza, aumentou. E o Instituto Butantã (SP) , que produz a vacina, não está dando conta devido a grande procura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários