Família confirma morte de estudante brasileira em ataque do Hamas

por Carlos Britto // 10 de outubro de 2023 às 20:35

Foto: reprodução

A família de Bruna Valeanu, brasileira que estava desaparecida em Israel desde sábado (7), confirmou a morte da jovem no fim da manhã desta terça-feira (10).

A estudante estava na festa rave Universo Paralello com amigos quando terroristas do Hamas chegaram e iniciaram o ataque que já é considerado o pior contra judeus das últimas décadas.

Mais cedo, já havia sido confirmada a morte de Ranani Nidejelski Glazer, que estava na mesma rave. Ainda há uma brasileira desaparecida nos conflitos: Karla Stelzer Mendes.

O g1 conversou com Florica, irmã mais velha de Bruna, que também vive em Israel. Segundo Florica, o Exército israelense comunicou ter encontrado o corpo da estudante. O enterro está previsto para a noite desta terça (tarde no Brasil).

Minha mãe teve um pressentimento nesse dia, ela não sabia que a festa seria perto de Gaza. Minha mãe falou: ‘Bruna, não vai na festa’. Minha mãe teve esse pressentimento”, contou Florica, mais cedo.

A jovem de 24 anos vivia em Israel havia 8 anos e estudava comunicação e marketing. Lá também moram a mãe e Florica. Outra irmã, Nathalia, permaneceu no Rio de Janeiro.

Das três, Bruna era a que mais sabia falar hebraico — e o idioma foi mais uma dificuldade na busca de informações.

Ela [Bruna] foi para esta festa, estava com um grupo grande de amigos, muitos brasileiros e israelenses. Ela acabou se separando, na hora do ataque, das outras amigas dela, que já se salvaram. Ela ficou em um grupo onde estava o Liam, um amigo do trabalho, que é israelense”, contou Nathalia.

Sendo muito sincera, a minha melhor esperança é que ela tenha sido sequestrada. Porque, se não, eu acho que é isso, ela não sobreviveu”, havia dito Nathalia ao g1 nesta segunda-feira (9), antes da confirmação da morte de Bruna.

Notas de pesar

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de Rnani e Bruna: “Lamentamos profundamente e prestamos nossa solidariedade às famílias de Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, brasileiros mortos nos ataques terroristas do Hamas em Israel, bem como de todas as vítimas dos atentados no país. Nos unimos a todas as famílias que sofreram perdas inesperadas, abruptas, sem a possibilidade de despedida. Reiteramos nosso repúdio ao terrorismo e temos esperança que o conflito se encerre o quanto antes. Baruch Dayan HaEmet.”

O Ministério das Relações Exteriores também manifestou pesar pela morte da brasileira:

“O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, segunda vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel. (Fonte: g1-RJ)

Família confirma morte de estudante brasileira em ataque do Hamas

  1. Paulo disse:

    O pior é que os deputados terroristas do PT partido das trevas fizeram uma carta de repúdio para Israel não aceitando violência contra hamas

    1. Cavaleiro sem nome disse:

      É o pensamento dos filhos do pai da mentira. Enganar e justificar o extermínio de quem não se submete a eles. Por isso os chamo pelo que eles são: filhos do diabo.

  2. vovô disse:

    02 mortes de Brasileiros confirmadas, 02 desaparecidos, 30 sob dominio dos terroristas, sendo 16 crianças, tudo patrocinado pelo demônio de nove dedos que em 2010, quando presidente, doou 25 milhões pro hamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários