Iniciativa do Consórcio Sustentável Território São Francisco (Constesf), o Projeto ‘Cisternas’ começou a beneficiar agricultores da zona rural de Sobradinho, no norte da Bahia. O projeto é desenvolvido através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Ontem (4), o presidente do Constesf, prefeito Luiz Vicente Berti, realizou o encerramento da primeira etapa do projeto, junto com demais autoridades políticas do município.
Juntamemente com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), a entidade entregou cerca de 180 equipamentos, divididos entre cisternas para consumo humano, de produção e barreiros-trincheiras. O projeto já foi 100% concluído em Remanso e Curaçá, e está sendo executando em Casa Nova, Pilão Arcado e Uauá, cumprindo com o objetivo de universalizar o acesso à água.
A iniciativa tem o objetivo de garantir às famílias do território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento nos períodos de chuva. A meta é implantar, em todo o Território do São Francisco, 1.556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1.056 cisternas de produção agrícola com capacidade para 52 mil litros; e 1.048 barreiros-trincheiras para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros em regiões onde há dificuldade no acesso à água. (foto/divulgação)