O município de Floresta, no Sertão de Itaparica, vive um momento histórico. Após mais de um século em conflito, representantes das famílias Ferraz e Novaes estarão no mesmo palanque nas eleições deste ano.
A chapa, encabeçada pelo médico Severino Ferraz (Podemos), conhecido como Dr. Severininho, e tendo Rinaldo Novaes (PSB) como vice, será apresentada neste sábado (15), às 16h, no Centro de Convenções da cidade, segundo a Folha de Pernambuco.
A articulação foi definida pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e pelo ex-deputado Rodrigo Novaes, hoje conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). No entanto, a estratégia agora é impedir a reeleição da prefeita Rorró Maniçoba (PP), o que sinaliza um novo conflito político na região.
A última vez em que os dois grupos estiveram juntos foi em 1913, com Antônio Serafim de Souza Ferraz (o ‘Antônio Boiadeiro’) como prefeito, e o Major João Novaes como vice. Desde então, a disputa pelo poder na região foi ferrenha, com registro inclusive de dezenas de mortes em ambos os lados. “Vimos a necessidade e a importância de acabarmos com os problemas que no passado aconteceram entre as nossas famílias, porque os motivos que nos unem são infinitamente maiores do que os que nos separaram no passado”, justificou Fabrizio Ferraz. Ele admite que alguns ainda não absorveram a união do grupo, mas a maioria vai acompanhar a decisão. “Por amor a Floresta é nosso lema e vai virar o slogan da campanha”, sustenta o deputado.