Famílias em Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro (BA), vivem sem energia elétrica há mais de cinco anos. Morador de uma das casas do distrito, o agricultor Antônio Carlos de Souza preferiu gastar do próprio dinheiro para ter luz em casa.
“Fiz um investimento de R$ 11.500, 450 metros de fio que tive que comprar. Comprei poste…Essa energia é particular, não é energia da Coelba, é particular“, ressalta ele.
São pelo menos 40 famílias sem energia elétrica. As residências ficam a apenas 2 quilômetros do distrito. E tem poste quase em frente à casa deles. “Eles passaram o protocolo para mim e, desse tempo pra cá, só enrolam”, disse Aucione de Jesus, relatando já ter ido várias vezes à unidade de atendimento da Coelba.
Além da falta de energia, também não há água encanada. A que eles usam é de um poço artesiano. “É péssima. É ruim para cuidar de criança, dar banho, para fazer janta, lavar louça. É muito ruim“. relata a moradora Maria Helena.
Respostas
Em nota, a Coelba informou que a obra para resolver o problema em Carnaíba do Sertão está em fase de levantamento, projeto e orçamento.
Já o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) disse ter melhorado o abastecimento na sede do distrito com uma nova adutora de 9 quilômetros, mas não informou sobre nenhuma ação nessa comunidade mostrada na reportagem, que fica a 2 quilômetros da sede do distrito. (fonte: G1-BA/foto: reprodução TV São Francisco)
Olha aí gente, mais um “setor estratégico” que o governo controla para o “bem estar social”! Energia é “patrimônio do povo”, não pode ser privatizada! Kkkkkk