O programa “Fantástico”, da Rede Globo, exibirá hoje (10) uma matéria especial sobre o Júri de Lampião, realizado no final de outubro, em Petrolina. O jornalista Ernesto Paglia esteve na cidade durante três dias para realizar as gravações, e acompanhou todo o julgamento. Um dos locais escolhidos para a captação de imagens do casal mais famoso do Sertão, Lampião e Maria Bonita, foi no Capim (zona rural).
A repercussão do júri do Rei do Cangaço superou as expectativas da equipe de organização, que está muito feliz pelo reconhecimento do seu trabalho. Ao escolher o ‘Capitão’ Virgulino para estrear o primeiro júri Épico, o evento reacendeu a polêmica que envolve a figura de Lampião, mas também questionamentos sobre até onde e como se podia lutar contra um Estado que oprimia e colocava empecilhos à justiça social ao povo sertanejo daquela época.
“É imensamente satisfatório perceber o quanto o Júri Histórico ganhou visibilidade com a divulgação feita pelos próprios alunos, pela mídia local e regional, e por todos os interessados na temática“, comenta o professor e idealizador do evento, Anderson Wagner Araújo. Ele explica ainda que o tema não trouxe somente uma perspectiva do Processo Penal. “O assunto promoveu o resgate, a análise da cultura e da história do povo nordestino que lutava e luta pela sobrevivência, pela igualdade de oportunidades“, conclui Araújo.
Com intuito de partilhar a vivência, a organização do Júri Histórico convida a população sanfranciscana a ver a reportagem, que apresentará os momentos marcantes do evento e a opinião dos sertanejos sobre o ‘Rei do Cangaço’. Será também uma ocasião para os participantes rememorarem o júri. O Júri Épico é um projeto anual idealizado pelo professor Anderson Wagner Araújo e pelo promotor criminal de Petrolina, Fernando Della Latta, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). (Fonte: Assessoria Júri Histórico)
Parabéns pela iniciativa do professor Anderson!
Cultura nordestina e julgamento processual em um único evento.
Parabéns…
Perfeita idiotice de quem não tem oque fazer.
Quem representou Lampiao fui eu, no Povoado do Capim, a filmagem do capim saiu na tv Globo, no Fantastico.