FBC apresenta PEC que cria Carreira Nacional do Magistério Público

por Carlos Britto // 25 de junho de 2015 às 13:05

FBC-Os profissionais do ensino básico poderão ser organizados em uma Carreira Nacional do Magistério Público da Educação Básica, organizada e financiada pelo governo federal. A ideia, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n°80, começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A necessidade de revolucionar o ensino básico no Brasil é um consenso nacional”, observa Fernando Bezerra. “E as deficiências na descentralização da educação pública – atualmente, organizada no modelo tripartite e financiada principalmente pelos estados e municípios – é uma das principais razões do mau financiamento do setor e da má qualidade do ensino”, argumenta o senador.

De acordo com a PEC 80, a criação da Carreira Nacional do Magistério Público da Educação Básica estabelecerá um piso salarial para a categoria, que também contará com o benefício da progressão funcional, com base na titulação ou habilitação e na avaliação de desempenho dos profissionais. “Esta nova carreira tem o objetivo de promover a valorização dos professores e técnicos do ensino básico, inclusive, a partir da garantia de pagamento de melhores salários em nível nacional”, explica o socialista.

Pela proposta, o ingresso na carreira será exclusivamente mediante concurso público de provas e títulos. Os professores terão jornada integralizada em um mesmo estabelecimento de ensino e contarão com aperfeiçoamento continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para a capacitação.

Por meio de outra proposta afinada à PEC 80 – o Projeto de Lei 338, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado –, FBC também “provoca” a União a ampliar sua participação efetiva na remuneração dos profissionais do ensino básico. O PLS 338 eleva dos atuais 60% mínimos para até 70% a parcela dos recursos anuais totais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinados ao pagamento de salários e benefícios para docentes e técnicos deste segmento do magistério. De acordo com o projeto de lei, quando ultrapassado este limite percentual pelo ente federado, a União se comprometerá com a integralização do pagamento do piso salarial à categoria. Lutar por melhorias para os profissionais da educação fazia parte do projeto do senador durante a campanha eleitoral do ano passado. (foto: Assessoria/arquivo)

FBC apresenta PEC que cria Carreira Nacional do Magistério Público

  1. Helio disse:

    A proposta é importantissima e é parte do que propõe o senador Cristovao Buarque com vista a federalização do ensino básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários