O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) cobrou do Governo Federal medidas emergenciais para evitar que a região do Vale do São Francisco sofra com a estiagem. O Senador lembrou que o Vale sustenta uma cadeia econômica importante para todo o Nordeste, a partir da fruticultura irrigada, que cria mais de 240 mil empregos e gera uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 bilhões.
“Para se ter uma ideia do que o Vale representa, a indústria metal mecânica no ABC Paulista emprega atualmente 150 mil pessoas, segundo pesquisa de empregos da Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade“, disse o senador, comparando o volume de postos de trabalho do sertão.
FBC defendeu que o Governo Federal adotasse medidas como a suspensão do plantio de novas áreas nos perímetros irrigados e a retirada da tarifa bandeira vermelha dos consumidores, cuja energia se destina a irrigação de áreas localizadas na região do semiárido nordestino. “No Vale do São Francisco, os empreendimentos de fruticultura estão distribuídos em três categorias: pequenos, com até 20 hectares, que somam 94%, os médios, entre 20 e 50 hectares, representam 4%, e os grandes, acima dos 50 hectares, que são 2%”, concluiu.
Vale também a desoneração da folha de pagamento. Pois é a agricultura o motor da economia do País. A que mais emprega e gera renda. Todo o benefício e esforço para a agricultura é bem-vindo.