Nesta quinta (18) a tradicional Feira de Animais voltou a receber produtores, caprinos, ovinos e compradores no Pátio Evercio Macedo Coelho, no centro da cidade de Dormentes (PE), seguindo todos os cuidados estabelecidos pela gestão municipal para o combate ao novo coronavírus.
No mês de março, início da pandemia, a Feira foi suspensa. Para sua abertura, investimentos foram feitos para manutenção do pátio, instalação de pias para a lavagem das mãos e totens com álcool em gel para todos. “Nossas equipes estiveram presentes organizando e controlando a entrada no espaço, tivemos também orientações e realização de testes rápidos da Covid-19. As cercas das baias, assim como outras superfícies de possível contato também receberam higienização constante”, explicou a secretária de Saúde, Talita Mirele.
Dormentes conta com o maior rebanho de caprinos de Pernambuco e o quinto maior do Brasil. A Feira de Animais se tornou uma das mais tradicionais da região e segundo a prefeita, Josimara Cavalcanti, que acompanhou o retorno das atividades, a maior preocupação da gestão é com a saúde e a economia do município. ”Voltamos com a feira, levando em conta a necessidade dos nossos produtores de comercializarem os seus animais, mas também obedecendo rigorosamente todas as medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. O objetivo é iniciar a retomada da nossa economia mantendo os dormentenses seguros”, destacou Josimara.
Testagem
A Feira será realizada às quintas-feiras, com público reduzido e a presença das equipes de saúde. Nesta quinta, foram realizados 89 testes rápidos de Covid-19. “Tivemos um caso de IgG positivo, que significa que a pessoa teve a doença, está curado e não tem risco de transmitir para outras pessoas. Em todo o caso, a orientação é usar a máscara, manter o distanciamento e reforçar a higienização”, esclareceu a secretária de saúde.