A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), publicou ontem (26) a portaria nº 030/2022 no Diário Oficial, proibindo a realização de competições de vaquejada e feiras agropecuárias até 6 de junho. A suspensão tem como base o Decreto nº 50.752, do Governo de Pernambuco, que estabelece medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
Pernambuco possuía 23 feiras agropecuárias antes da pandemia e todas foram canceladas durante o primeiro lockdown, ainda em 2020. O processo de retomada foi gradual mediante autorização da Adagro, que já contabilizava a liberação das chamadas “feiras de gado” em 15 municípios.
Em conformidade com a área delimitada pelo decreto, estão suspensas as feiras agropecuárias dos municípios de Cachoeirinha, Surubim, Águas Belas, São Bento do Una, São João, Caruaru, Limoeiro, Capoeiras, João Alfredo, Custódia e Lagoa do Ouro (Todas no Agreste). Permanecem autorizadas as feiras de Ouricuri, Afogados e Tabira (No Sertão). Já Buíque (também no Agreste), que está fora da área de restrição, ficará suspensa por decisão da prefeitura municipal.
“A suspensão, inicialmente, segue até 6 de junho, pois acompanha o prazo estabelecido no decreto nº 50.752. Sabemos da importância dos eventos agropecuários para a economia do Estado e para o homem do campo, mas é vital conter a transmissão da Covid-19, evitando aglomerações neste período em que a transmissão é exponencial“, pontua o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.