O deputado federal Fernando Filho (PSB) encaminhou aos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, uma indicação pedindo prorrogação do prazo para liquidação do crédito rural dos agricultores do Nordeste.
O deputado argumenta no documento, também encaminhado ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que a grave seca de 2015 destruiu muitas lavouras na região, prejudicando de maneira mais severa os micro e pequenos produtores.
“O pequeno agricultor assiste, mais uma vez, a esta situação de forma desolada, sem poder reagir às intempéries do clima, que nos parece cada vez mais imprevisível, em tempos também de crise econômica. Para amenizar esta situação, solicitamos gestão junto ao Conselho Monetário Nacional no sentido de prorrogação do disposto do artigo 8, da lei 12.884/2013, que trata de concessão de rebate para liquidação de crédito rural dos Agricultores Familiares de 31 de dezembro de 2015, para 31 de dezembro de 2016”, explica o texto apresentado pelo parlamentar.