O I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco, ocorrido ontem (09), em Petrolina, no Neuman Hotel, já começou a produzir frutos.
Logo após o encerramento do evento, foi anunciado que em 2010 será implantado na FFPP (Faculdade de Formação de Professores de Petrolina) o Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro (NEAB).
O núcleo tem por objetivo o desenvolvimento de ações educacionais relacionados à formação continuada e à capacitação de professores no que concerne às Diretrizes para Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africana.
Outra boa notícia para os professores de Petrolina e Juazeiro é a criação do Curso de Pós-Graduação em História da África, também na UPE/FFPP.
As duas ações foram definidas numa rápida reunião entre a deputada estadual Isabel Cristina (PT), a vereadora Cristina Costa, a diretora da FFPP Socorro Ribeiro e o Secretário Executivo do Comitê de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Jorge Arruda (foto), que também é coordenador do NEAB da Unicap, em Recife.
Parabéns Cristina pelo evento!! Precisamos de ações como estas em nossa região, esta discussão é muito importante para nossa região, onde o racismo existe e muito!
Que grande mandato esse de Cristina. Mandato voltado para a minoria e nao para encher o bolso de empresários e usurpadores do dinheiro público. Que deputado tem coragem de pôr esse tema em discussão? Só Cristina mesmo, mostrando assim seu compromisso com sua raça e sua origem. Que continue assim a levantar grandes temas que incomodam muitos nessa sociedade preconceituosa.