“Fila Zero” volta a ser alvo de discussões entre Fernando Filho e Lóssio

por Carlos Britto // 01 de outubro de 2012 às 20:00

O programa “Fila Zero”, que faz parte da plataforma de governo do candidato a prefeito Fernando Filho (PSB), da coligação “Unidade Por Petrolina”, voltou a ser alvo de discussões entre o socialista e o atual prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que disputa a reeleição. Desta vez o embate entre os dois aconteceu durante o encontro de candidatos a prefeito promovido pela Voz do São Francisco/Emissora Rural, na manhã de hoje (01).  

Fernando Filho justificou que o Fila Zero já existe em outras cidades, tendo em Goiânia (GO) a sua referência, e também dará certo em Petrolina. “É muito mais confortável que a pessoa marque a consulta de casa, não precisa ficar madrugadas na fila. Não é justo com os petrolinenses manter a situação como está”, argumentou.

Mas Lóssio rebateu veementemente a justificativa. Segundo ele, não se acabam com filas por telefone, mas com médicos nas unidades, e é o que ele pretende fazer, caso seja reeleito. Em seguida, alfinetou: “Tem gente que dorme na fila no Detran-PE (8ª Ciretran), que é de vocês, para fazer um exame. E olha que é pago. Por que vocês não acabam com essas filas?”.

Indiferente ao argumento do peemedebista, Fernando Filho voltou a ratificar que vai melhorar a saúde do município, e não apenas com a implantação do Fila Zero. “Vamos implementar o Fila Zero. Melhor buscar alternativas que não fazer nada. Vamos conseguir. Não vai ser só esta ação que vai melhorar a saúde de Petrolina. Vamos dobrar o número de equipes do PSF, vamos cobrar mais resultados do Hospital de Traumas e garantir a presença de médicos nos postos de saúde”, garantiu.

“Fila Zero” volta a ser alvo de discussões entre Fernando Filho e Lóssio

  1. gessica mayane disse:

    eh issO fernandO! nao da ouvido para o que julio trosso fala naO pq ele esta falando demais…e nao fez porcaria nenhuma!
    olha pra cidade nao tem nD que ele fez de proveito e fica falando;besteira…4 anos so deu pra fazer esse nova semente e mesmo assim eh pago pelos pais dos alunos…!
    cala a bOca juliO trosso …se fosse para voce fazer jah tinha feito a muitO tempo!AGORA EH TARDE DEMAIS O POVO QUER FERNANDO FILHO…nao vou falar que eh para te substituir!pq ele vai ser mt melhor q voce…! seu ET …DIA 7 SEU DISCO VOADOR VEM TE BUSCAR;QUERO VOCE BEM LONGE DE PETROLINA…

    VAI ABTAR EM OUTRO LUGAR,E COMANDAR OUTRO LUGAR!
    PQ O COMANDO AGORA EH DE FERNANDO;O Q ACABA COM VC EH SUA BOCA!

  2. Mel disse:

    Julio ganharia mais se ele fosse elaborar suas próprias propostas do que tentar denegrir a dos outros candidatos. Ele num tem proposta, só tem o VLT (que veio fazer de uns dias pra cá, acho que é pq é mentira, pois até ele tem duvida se vai sair). Esse home é uma farça! Mais 4 anos de nova somente ninguém merece, nem melhoramento do projeto essa coisa fala.

    As propostas do azul são muito melhores!

    Sabe fazer e PODE fazer. Só num faz se ele não quiser se eleger nos anos seguintes.

    1. pedro disse:

      O problema é que as propostas do “azul” são boas até demais, sendo assim muito difíceis de serem cumpridas.

  3. SUZY disse:

    DEIXE ELE FALAR, QUEM NÃO TEM CAPACIDADE É ASSIM MESMO.
    SÓ CRITICA E COMO MÉDICO NÃO TEVE SOLUÇÃO NESSES 4 ANOS, CADA ANO QUE PASSOU AS FILAS AUMENTARAM!
    AGORA É QUE AS MELHORIAS DE PETROLINA VÃO COMEÇAR A APARECER COM 40 NO COMANDO!!!!

  4. Isadora Aires disse:

    http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/12/07/emissao-exame.shtml

    Notícia postada no dia 30.07.2012 no site de Goiânia:

    Novo modelo de emissão do vale exame tira 6 mil usuários da fila

    Desde a implantação do novo modelo de emissão do vale exame (09/07/12) cerca de 6 mil usuários saíram das filas nas Unidades de Saúde de Goiânia, principalmente nos primeiros dias do mês. De janeiro a julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já emitiu 4.880.114 exames. A média mensal de exames pelo SUS em Goiânia hoje é de 697.159.

    Pelo sistema anterior, 9.863 usuários ainda estariam nas filas ou teriam buscado as Unidades de Saúde por mais de uma vez sem conseguir a autorização para realização do seu exame. No novo modelo 5.980 usuários já foram atendidos. Conforme a expectativa da SMS para este primeiro momento, a lista de espera diária gira em torno de três mil pessoas. Entretanto a rotatividade de usuários é de aproximadamente mil pessoas por dia.

    Um dos fatores que facilitam a agilidade do novo sistema está relacionado ao aproveitamento das vagas estornadas advindas dos usuários que emitem o vale exame, porém não realizam os procedimentos. Agora a notificação do estorno via sistema é mais ágil, permitindo que o vale exame seja direcionado a outro usuário. Em um único dia a central 156 reagendou 4.297 exames estornados para outros usuários. Os estornos do período após a implantação do novo sistema representaram 24,6% do total dos vales exames emitidos.

    O novo modelo permite ao usuário o acompanhamento virtual dos exames, além de avisá-lo por telefone o local, data e horário dos procedimentos. Neste período foram efetuadas 9.728 ligações. Cada atendente da central 156 faz três tentativas de contato com os usuários via telefone. Aproximadamente 800 usuários não foram localizados até a terceira tentativa por não estarem com os contatos atualizados ou por não atenderem a central.

    A mudança na emissão do vale exame atendeu as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde e será aperfeiçoado gradativamente, conforme monitoramento e avaliação da equipe técnica. Para a SMS, o novo sistema também contribui para visualizar as demandas de apoio diagnóstico em Goiânia e, com isso, será possível implementar novas estratégias para melhorar os fluxos de atendimentos de exames.

    Eficiência
    Além de diminuir as filas de espera, o protocolo eletrônico de acompanhamento de exames humanizou o atendimento e agilizou o processo. Antes, o usuário do SUS que não conseguisse retirar o vale exame, precisava retornar à Unidade de Saúde para nova tentativa. A partir de agora, o usuário não necessita mais retornar à unidade. Ele recebe um protocolo e é avisado por telefone quando seu exame é autorizado. Também é possível acompanhar os pedidos de exame pela internet, por meio de um número de protocolo gerado para o usuário. Para os usuários em espera, a equipe do 156 liga marcando os exames em um prazo médio de três dias. Por isso é fundamental que o usuário mantenha seus contatos atualizados na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

    Satisfeita com o novo modelo, a usuária do SUS Vilda Melo Kanda elogiou a rapidez do agendamento dos exames. “O novo formato do chequinho é bem melhor, aumenta a dignidade do ser humano, é muito mais cômodo”, enfatiza. Para Adervan Pereira Dionízio “antes tinha muita fila, era cansativo. Agora já foi diferente, quando cheguei na unidade só tinha uma pessoa na minha frente”.

    Adervan, de 62 anos, destaca que recebeu a ligação marcando o exame em três dias e que isso foi a melhor mudança, porque “muitas vezes a gente perde tempo correndo atrás do exame, principalmente quando a idade está mais avançada. Agora ficou muito mais fácil e rápido, está tudo sendo feito a tempo e a hora”. A equipe da Central 156 responsável por entrar em contato com os usuários é composta por 20 atendentes por turno. A previsão é de ampliação da equipe, conforme a necessidade. Esse modelo para emissão do vale exame representa mais comodidade e eficiência no atendimento ao usuário do SUS.

    Melhorias
    A mudança na emissão do vale exame faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde desde o ano passado. Além de ampliar, ao longo de 2011 e 2012, o número de máquinas e de profissionais que emitem o vale exame, a SMS também informatizou o sistema para diminuir o tempo de espera do usuário. A SMS ampliou a oferta de exames e disponibilizou vagas no decorrer de todo o mês.

    Também, em parceria com os municípios do interior do Estado, a Secretaria já treinou funcionários para emissão de autorização para a realização de exames, de maneira que os usuários do SUS residentes em outros municípios que necessitem fazer exames na capital retirem seus vales-exames em sua própria cidade. Todos os municípios do Estado foram já foram treinados pela Secretaria Municipal de Saúde e cerca de 180 realizam esse procedimento.

    Notícia Postada no dia 26/09/2012:
    Ações da SMS modernizam serviços e ampliam alcance da Saúde

    A Secretaria Municipal de Saúde nesse primeiro semestre de 2012 teve êxito em suas metas. Dentre as realizações obtidas pela SMS, à grande melhoria nesses primeiros meses do ano para o usuário foi a mudança do modelo do vale exame, o popular “chequinho”.

    O novo modelo do vale exame foi implantado em 9 de junho e cerca de 6 mil usuários saíram das filas nas Unidades de Saúde de Goiânia, principalmente nos primeiros dias do mês. De janeiro a julho, a Secretaria Municipal de Saúde já emitiu 4,88 milhões exames. A média mensal pelo SUS em Goiânia hoje é de 697 mil.

    Além de diminuir as filas de espera, o protocolo eletrônico de acompanhamento de exames humanizou o atendimento e agilizou o processo. Antes, o usuário do SUS que não conseguisse retirar o vale exame, precisava retornar à Unidade de Saúde para nova tentativa. Ele recebe um protocolo e é avisado por telefone quando seu exame é autorizado.

    A mudança na emissão do vale exame faz parte de uma série de medidas adotadas pela SMS desde o ano passado. Além de ampliar, ao longo de 2011 e 2012, o número de máquinas e de profissionais que emitem o vale exame, também informatizou o sistema para diminuir o tempo de espera do usuário. A secretaria ampliou a oferta de exames e disponibilizou vagas no decorrer de todo o mês.

    POR QUE JÚLIO NÃO ACREDITA QUE PODE MELHORAR A SAÚDE DOS PETROLINENSES???

    1. Antonio disse:

      Baba ovo detected!

  5. Prudência disse:

    É 40!!!

  6. HELSAN DI FERLI disse:

    Os eleitores independentes de Petrolina, que não tem rabo preso, que não interesses futuros num governo do PSB, precisam analisar com cuidados “os bastidores” da política. Combinaram constranger Júlio Lóssio na hora do debate! A mando de quem? Precisa “seu juiz” fazer um negócio desses? Não voto em Petrolina, mas achei isso uma atitude condenável e acima de tudo suspeita. Isso é vergonhoso! E as pessoas que apoiam esse tipo de “sacanagem” iguala-se a elas.

    1. luna disse:

      muito bem ,não voto aqui e sim em sobradinho mas o que vejo aqui me da nojo o prefeito tem casa, e se fosse atras ate outros ,,,

  7. Fernanda disse:

    FERNANDINHO, SE VC CONSEGUIR REABRIR OS POSTOS DE SAÚDE, E O LABORATÓRIO (LACEM) QUE O DR. JÚLIO LÓSSIO FECHOU, JÁ VAI AJUDAR MUITO A POPULAÇÃO DA NOSSA CIDADE. MÁS TENHO CERTEZA QUE VC VAI FAZER UMA GRANDE ADMINISTRAÇÃO.
    VAMOS GANHAR ESSA ELEIÇÃO POR QUE DEUS QUER E NÓS ESTAMOS COM VC.

  8. A caminho da vitória. disse:

    Quem não se lembra da “Nova Petrolina” de 4 anos atrás.Só propaganda.Se o prefeito fosse mais humilde teria apoiado Dilma em 2010, quando o vice que agora tanto fala era do seu partido.E agora, abraça o programa de habitação do governo Federal como se fosse 100 % dele e nem cita o nome dos principais responsáveis como Lula e Dilma.É uma pena que às vezes o povo tem a memória fraca.Porém, meu voto é inteligente é 40……..!!!!!!!

  9. sertanejo disse:

    o que me entriga é julio criticar um grande projeto que pode dar certo aqui em petrolina.bom,algo tem que ser feito.temos que tentar-mos arrumar uma solução para o problema.coisa que o atual prefeito,que dizia priorizar a saúde pouquissimo fez.grandes projetos são criticado,até darem certo.se não deu em outra cidade nao significa que não possa dar certo em petrolina.acredito sim que o programa vai reduzir bastate o numero de filas na área da saúde.eu acredito no fila zero.

  10. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    faltou estratégia às lideranças de Fernandinho:
    eu percebi que, no primeiro momento, quando ele estava metendo o pau na saúde do município, isso tava surtindo efeitos nos eleitores, mesmo porque a saúde pública em Petrolina é ruim mesmo, como em qualquer lugar do Brasil, e o povo gosta é de reclamar!!
    mas a partir do momento em que ele notou que o povo não acreditou nessa história de “fila zero”, deveria ter parado de tocar nesse assunto, e voltar só a criticar as AMES’s!!!

    e no fim das contas essa história das “fila zero”, virou munição na mão do inteligente Lossio, e piada na boca do povo!!!

  11. Ricardo Rodrigues disse:

    ESSE JÚLIO LÓSSIO É MESMO UMA PIADA…

    SE CANDIDATOU COMO PREFEITO DA SAÚDE, PROMETENDO MAIS MÉDICOS, NO ENTANTO, DAS AMES, APENAS A CENTRAL FUNCIONA, O HDM FOI ENTREGUE AO IMIP E O TRAUMAS À UNIVASF…

    É UM FANFARRÃO, MESMO!

  12. duda disse:

    fila zero so pra fernandinho. em gois esta dando certo vimos na reportagem uma paciente a 4 meses na fila zero vai da certin fio sua fila zero. mas zero pra fernandinho q tem dinheiro.

    1. bosco freitas de negreiro disse:

      dar certo sim pq aqui em sorocaba tem eé mt bom, e eu moro aqui na cidade

      1. duda disse:

        se vc mora em sorocaba é bosquim entao nao s e meta em politica em petrolina e continui na sua fila zero zero a esquerda

        1. gessica disse:

          burra e coitada! agora eh 4O,dudinha…ACORDA…!
          so quer ser a inteligente!

  13. Cléo disse:

    Gente !! isso nunca vai dar certo. eu dependo o posto de saúde, lá nunca tem médicos, ( quando tem são os estagiários da UNIVASF), guias para realização de consultas ou exames são entregues em casa com três o quatro meses depois, isso é real. Mas Fila Zero, nem tente que não vai funcionar.

    1. gessica disse:

      e tu sabe de nD mulher agOra eh 4O…se fernado fala que vai fazer eh porque ele eh bem capacitadO….com o apoio de dilma,o ministro fernando bezerra,e o governador eduardo campos…

      petrolina vai crescer e muito com fernando filhO…

  14. Kekacavalcanti disse:

    O problema não é a fila zero é a equipe se o servidor não melhorar os seus salários nenhum prefeito seja ele quem for não conseguirá um bom trabalho, principalmente a classe médica que chega em Petrolina escolhendo o melhor salário e não pensa em usuários e sim em suas conviniências, logo afasta-se do trabalho quando se exige cumprimento da frequência e horário,tenho minhas dúvidas desse projeto aqui, acho difícil por causa da rotatatividade desse pessoal nos postos de trabalho.

  15. gessica disse:

    virada dO 4O petrolina ja virou dos 4O…
    vai acabar a flanelinha do doutor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…