A expressão “força política” nunca coube tão bem ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) quanto no ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas, na manhã de ontem (25) no Recife. Um total de 28 prefeitos pernambucanos se fez presente ao evento realizado no Bairro do Recife.
Chamou a atenção o fato de ter prestigiado a filiação de Miguel até mesmo prefeitos do PSB, a exemplo do município de Machados, Juarez Rodrigues, e de João Alfredo, Zé Martins. Este último é um aliado histórico dos socialistas, da época de Miguel Arraes e Eduardo Campos, e foi recebido com muito carinho pelos Coelhos, ficando na ala destinada aos prefeitos.
“Estou no evento em gratidão ao senador Fernando Bezerra Coelho, que vem fazendo muito por João Alfredo”, afirmou. A lista completa dos prefeitos do Estado presentes na filiação é a seguinte:
Gustavo Caribé – Belém do São Francisco;
Washington Ângelo – Tacaratu;
Fátima Borba – Cortes;
Zé Martins – João Alfredo (PSB);
Juarez Rodrigues – Machados (PSB);
Junior Melo – Palmares;
George Duarte – Santa Maria da Boa Vista;
Raimundo Pimentel – Araripina;
Émerson Cordeiro – Poção;
Orlando Jorge – Limoeiro;
Marcelo Gouveia – Paudalho;
Célia Sales – Ipojuca;
Helbinha -Trindade;
José Maria Leite – Cupira;
Marly Quental – Cedro;
Gildevan – Santa Filomena;
Bil Abreu – Orobó;
Yves Ribeiro – Paulista;
Lucielle – Bezerros;
Edilson -Toritama;
Júnior Vaz – Pedra;
Gilvandro – Belo Jardim;
Juliana Chaparral – Casinhas;
Nicinha – Tabira;
Eduardo Lins – São Joaquim do Monte;
Thiago de Miel – Xexéu;
Elízio Soares -Carnaubeira da Penha;
Charles Batista – Joaquim Nabuco.
Não bastasse esse número que impressiona, outras lideranças de peso no Estado também demonstraram estar apostando as fichas no projeto de Miguel. É o caso da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), até então presidente estadual da legenda tucana e a prefeita Célia Sales (PSDB), ligada ao ex-senador Armando Monteiro Neto. Vale lembrar ainda os vice-prefeitos e várias outras lideranças locais que participaram desse momento.
Como deu para perceber na filiação de Miguel, a oposição não virá a passeio para a campanha de 2022. Até porque ainda há outros dois nomes querendo ser protagonistas nesse enredo: o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) e a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB). As articulações só estão no começo.
Resta saber quanto cada um recebeu pela presença. O blogueiro Petrolina já sabe que é um pau mandado.