Filme sobre Gonzagão atrai público “de 8 a 80” em Petrolina

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2012 às 13:33

Quem quiser assistir ao longa metragem “Gonzaga – de Pai pra Filho”, do diretor Breno Silveira, no River Shopping, é bom ter uma dose de paciência – e pressa, também. As sessões estão sempre concorridas e é preciso comprar o ingresso com antecedência de pelo menos um dia, para a sessão do dia seguinte.

O filme está em cartaz no Cine River III (às 13h/15h40/18h20/21h) e tem atraído velhas e novas gerações. Uma escola de Petrolina – o Vivência Centro Educacional – por exemplo, decidiu levar os pequenos alunos do 2º ano do ensino fundamental para conhecerem a história do eterno Rei do Baião.

Acompanhados dos pais e professores, a garotada lotou a sala, enquanto os adultos se emocionaram com as alegrias e tristezas de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Segundo a coordenadora pedagógica do Vivência, Maria Conceição Souza, a sessão de cinema faz parte do projeto “Luiz Gonzaga – 100 Anos de Amor ao Sertão”, que vem trabalhando com os alunos, desde o início do ano letivo, a vida e a obra de Gonzagão

Visita

“Oportunizamos inicialmente a compreensão e interpretação dos sentimentos e costumes do povo nordestino, a partir das músicas e letras de Luiz Gonzaga. O passo seguinte foi a publicação do Minidicionário do Gonzagão, que veio a complementar o entendimento dos alunos através da oferta de significados para muitos dos termos, palavras e gírias utilizadas pelo Rei do Baião em sua rica e vasta obra”.

De acordo com a coordenadora, o projeto também possibilitou aos alunos uma visita ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE) – cidade onde o músico nasceu – e vem realizando mensalmente uma série de mesas redondas e palestras com artistas, poetas e pesquisadores da obra e da vida do Velho Lua. (Foto: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários