Adiado por conta das últimas chuvas, o mutirão de combate ao Aedes aegypti em Petrolina acontecerá neste final de semana. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão em bairros que foram notificados com casos suspeitos de dengue – uma das doenças transmitidas pelo inseto, além da zika e chicungunya.
No sábado (3), o trabalho será realizado na Areia Branca, Jardim Petrópolis, Cohab VI e Dom Malan. Já no domingo (4), cerca de 40 agentes de endemias irão percorrer a comunidade do N-7 (Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho) para verificar as residências e comércios, aplicando larvicida e orientações aos moradores sobre a importância do cuidado com os quintais e jardins com o objetivo de eliminar recipientes com água parada.
Já os agentes de saúde irão visitar as casas, passando orientações sobre o cuidado com a água de consumo humano e entregando hipoclorito às famílias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências da população. Diante disso, a ideia da ação é que toda a população petrolinense tire 10 minutos do dia para vistoriar os quintais e outros lugares que possam acumular água parada e servir de criadouro.