Fisioterapeutas do HUT enviam carta à imprensa

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2009 às 14:43

HUTNa manhã de hoje (08), os fisioterapeutas do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina enviaram nota ao Blog para informar sobre a demissão de 11 profissionais. De acordo com eles o projeto dos leitos de reabilitação que garante a assistência adequada as pessoas portadoras de deficiência física também será encerrado. Confiram a nota na íntegra:

À IMPRENSA:

 Viemos por meio desta relatar a situação da fisioterapia no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina, que com a transição da gestão hospitalar, a UNIVASF está anunciando a demissão de 11 profissionais, deixando apenas quatro para assumir toda assistência no hospital.

 Atualmente o hospital conta com uma assistência fisioterapêutica em todos os setores: Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e UTI, o que totaliza 15 profissionais responsáveis em garantir redução dos agravos das patologias, como também minimizar os efeitos da imobilidade, reabilitação dos pacientes neurológicos e ortopédicos e diminuição de tempo de internamento na UTI pela atuação da fisioterapia na ventilação mecânica.

Em setembro deste ano, foram realizados 1.925 atendimentos de fisioterapia, garantindo dois atendimentos nas enfermarias e três atendimentos na UTI diários, o que é recomendado pelo ministério da saúde.

Cada atendimento realizado, o SUS financia como contrapartida em média 10,00 por procedimento, o que é suficiente para arcar com todo investimento utilizado em recursos humanos.

Agora que foram credenciados 30 leitos de UTI no hospital pela portaria ministerial 1071 de 04 de julho de 2005, a quantidade de fisioterapeutas no setor é de 18 profissionais, fora as enfermarias, que o recomendado é um fisioterapeuta para 15 leitos.

Além disso, o projeto dos leitos de reabilitação que atua segundo a portaria 818, que garante a assistência adequada as pessoas portadoras de deficiência física, será encerrado.

Contamos com a população para nos apoiar nessa luta, evitando que o hospital de traumas perca a qualidade de atendimento e os avanços que já foram conquistados e cobrem da gestão respeito aos direitos de uma saúde resolutiva e de qualidade.

Dos Fisioterapeutas do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina-PE

Fisioterapeutas do HUT enviam carta à imprensa

  1. raposa veia disse:

    ………….Isso é mais uma dos desmandos dessa prefeitura????!!!!que coisa feia sr. gestor!!!!!eu avisei!!!nunca vi médico/padre prefeito prestar!!!eu falei!!!!kd Dr. Osvaldo Coelho que não está vendo isso…o atual prefeito não é seu apadrinhado político?????ou estou enganado!!!!!!Que vergomha sr. prefeito!!!o sr. promovendo desemprego.Sim ele tem culpa,pq não foi ele que passou a gestão para UNIVASF?Pobre Petrolina!!!!!está desgovernada!!!!E vem mais coisa pela frente….aquardem!!!!!Acorda Petrolina!!!!!!!!!

  2. Robson disse:

    O que se sabe é que dos 15 fisioterapeutas existentes no HUT poucos trabalhavam de verdade!!!!!Passar o dia na lanchonete e na “sala de vidro” em orkut e msn não reabilita ninguém!!!!!!!
    E mais, o hospital possui uma área com equipamentos de fisioterapia com piscina inclusive, e esta lá desativada, inutilizada!!!!Onde está a assistência aos pacintes?????
    Tenho certeza que os que ficaram agora irão realmente trabalhar!!!!!!!
    Atenção!!!!!
    Nutricionistas e Assistentes Sociais podem ser a próxima leva de demissões!!!!!!!!Vamos sair da “sala de vidro” e trabalhar!!!!!!!

  3. adriana disse:

    Resposta ao Robson: Vc DEVIA fazer parte do quadro de profissional tb do HUT, mas mesmo assim é tão incompetente que nem se quer procura entender o funcionamento das coisas do seu ambiente de trabalho. Reabilitação não significa colocar o paciente numa piscina não, e ainda mais em se tratando de uma piscina localizada num espaço chamado Centro de Reabilitação que nunca funcionou pq não depende somente de ter uma piscina funcionante não. Quer um conselho? Leia a lei que trata da reabilitação ao portador de deficiência física. Dai terá um mínimo de conhecimento pra não falar tanta asneira. Outra definição para reabilitação que vc certamente não encontrará no dicionário é a de que reabilitação significa ficar segurando na mão do paciente, portanto a assistência ao paciente por parte da nutrição, serviço social e fisioterapia é garantida ao paciente nos dois turnos num momento em que vc deve ficar sozinho na lanchonete. E depois das nutricionistas e assistentes sociais deve ser vc o próximo da lista de demissão pq o seu cargo deve ser dispensável, uma vez que, deve te faltar o q fazer e por isso te sobra tempo pra cuidar dos serviços dos outros. Sendo asssim, o salário que estão pagando a vc daria pra pagar um outro profissional que tenho certeza teria com o q contribuir para o hospital.

  4. Wilian Boner disse:

    Para Adriana!!!!!!!!

    Hahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!

    To nem aí pra vc e seus conceitos de reabilitação, vá trabalhar!!!!!!!

    Ou melhor, procurar trabalho!!!!!!!!!

  5. Lucia disse:

    Cocordo com Adriana….trabalho no Hospital de Traumas e nunca ouvi um paciente se queixar desses serviços, pelo contrario, os profissionais levam muito a sério suas atividades e se não fosse o trabalho deles a situação dos pacientes seria ruim…a equipe presta um serviço de alta qualidade!

  6. Vania Santos disse:

    Robson,

    É com imenso pesar que vejo esta discussão, pois seja você funcionário ou não do prefeito, acredito ser um cidadão petrolinense, que deveria estar preocupado com a saúde da população, que mais uma vez é quem paga, deixar um hospital sem Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Nutricionistas, etc…, mostra nada menos do que o que menos importa é o paciente.
    Acho que ofensas não leva a nada, mas gostaria muito que você revisse o seu conceito, pois amanhã poderá ser você ou um parente seu precisando destes profissionais. E aí? Será que o próximo descarte não será você? um parente? um amigo?

  7. raposa veia disse:

    parabéns Adriana!!!!continue lutando pelo seus direitos!!!!não se deixe intimidar com esse comentário desse wilian boner=robson…isso deve mais uma cobra -criada do sr. prefeito…vc está correta c/ sua justificação….mas ele acha é bom,pessoas dessa estirpese iguala aos psicopata!!!!o ponto fraco dele é o sr. prefeito,ai sim ele se encomoda!!!!!pq aí está mexendo na boquinha,que log,logo vai se acabar!!!!!!porque esse prefeitopelo andar da carruagem não chega ao fim do mandato!!!!!babão,puxa-saco,deve ser um desse diretores abonado dos prazeres dos impostos dos contribuintes…A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!!!!

  8. pauloricardoarruda disse:

    Esse prefeito e sua cúpula, estão qurendo acabar c/ a saúde de Petrolina; Os funcionários de saúde do HUT a maioria em greve,por motivo de atraso de salário. Prefeitinho, por favor pague aos funcionarios e fornecedores, na saúde é uma faltura de td, é profissionais e medicamentos, qdo não falta profissionais, falta luvas, máscaras e verbas p/ pagar aos fornecedores, digo e provo.

  9. De Olho disse:

    A questão se repete: Quem gerencia a área médica acha que os únicos dignos de serem valorizados são os médicos e ponto. Enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas têm sua importâcia relegada a um segundo plano (ou 3º, ou 4º…), são dispensáveis e concluem que nem pagá-los bem é conveniente. Visão míope, saúde ídem… Continue o executivo a desvalorizar quem está cotidianamente com o povo, valorizar apemas uma estirpezinha vestida de branco, e despreze outros,e a saúde continuará sendo um caos…

  10. olhovivo disse:

    Até o momento ninguém da prefeitura, nem da nova direção na UNIVASF deram alguma satisfação a população, o que é um absurdo.
    Gostaria de saber como vai ficar o hospital, se 80% dos profissionais que lá trabalham vão ser demitidos e os pacientes como ficam?
    Essa foi a 1ª remessa de demissões, depois vem assistentes sociais, nutricionistas, farmac~euticos, psicólogos, enfermeiros…
    AGORA PETROLINA AVANÇA. CHEGOU A NOVA ESPERANÇA…
    A CIDADE DAS DEMISSÕES, SÓ NA SECRETARIA QUASE 200 DEMITIDOS, NO TRUMAS DEVE CHEGAR BEM PERTO O NÚMERO. O MAIOR ÍNDICE DE DESEMPREGO NA HISTÓRIA DA CIDADE.
    Pense num prefeitinho medíocre.
    É O FIM DE PETROLINA.

  11. Dr. House disse:

    Sinceramente acho uma pena que isso tenha acontecido. Mas na Facape a conversa é um grupo de alunos de lá assumirá essas atividades no HUT.

  12. Fernando disse:

    Não interessa se os fisioterapeutas vão ser demitidos ou não… o que importa é o serviço ser prestado. Se com menos gastos público, melhor ainda. Servidor público não é santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários