O Governo Federal entregará, na próxima terça-feira (22) em Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, a Estação de Bombeamento (EB-2) do Eixo Leste do projeto São Francisco, com o acionamento de uma motobomba. Esse equipamento é responsável por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. Com o funcionamento da estrutura, a água do Rio São Francisco avançará até o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 quilômetros.
No dia anterior – segunda-feira (21) -, o governo federal promoverá visita técnica à EBV-2, direcionada aos jornalistas interessados em conhecer a obra. Durante o evento, os profissionais conhecerão de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes. As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico do Ministério da Integração Nacional (MI).
Projeto São Francisco
A integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra atingiu 81,8% de execução física. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. (foto/reprodução)