Os foliões do histórico Bairro Atrás da Banca, área central de Petrolina, começaram a contar as horas para a já tradicional Lavagem da Banca. O evento é retomado dentro da programação do Carnaval 2023 da cidade, após dois anos suspenso por causa da pandemia.
A lavagem acontecerá na próxima segunda-feira (20), a partir das 11h. A concentração será na Rua Primeiro de Maio, com direito a trio elétrico e uma banda surpresa. No seu retorno, o evento vai homenagear o ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Diniz de Sá Cavalcanti, que está atualmente com 96 anos de idade.
Idealizador da folia, o ex-vereador Ronaldo Cancão dá detalhes sobre a Lavagem 2023, da homenagem a Seu Diniz e de como o evento começou:
“Em 2010, surgiu a ideia de poucos amigos do bairro de realizarmos um Carnaval com o banho de pipa, lembrar dos velhos carnavais e da saudosa memória do folião Zé Coelho. Realizamos a primeira apenas uma pequena orquestra de frevo e centenas de pessoas. Foi um sucesso. No ano seguinte realizamos a segunda, contratamos a Frevuca e um pipa. A quantidade de foliões triplicou, e mais uma vez foi sucesso total. Aí continuamos realizando ao longo dos anos, e o público sempre aumentado. Fomos renovando as ideias, percorríamos as ruas históricas do Atrás da Banca, fazíamos sempre homenagem in memoriam aos queridos Joaquina, Gilda, Tiza, Clésio, Neide. Todos eram foliões no bairro. Começamos com orquestra, Frevuca, mini trio e, hoje, trio elétrico. Na última lavagem, em 2019, levamos um público de 2 mil pessoas. Uma festa de largo, de família, emocionante. De volta em 2023, a homenagem é ao ex-prefeito Diniz Cavalcanti, de 96 anos. A expectativa é de recorde de público. Além do trio, haverá um palco com uma banda para tocar das 16h às 19h. A parceria foi feita com a Petrobeer para estrutura de bar”.
PARABÉNS AO AMIGO E ETERNO VERADOR DE PETROLINA, RONALDO CANCÃO E DEMAIS VELHOS AMIGOS E AMIGAS DO QUERIDO BAIRRO, ATRÁS DA BANCA, POR ESTA MERECIDA HOMENAGEM AO TAMBÉM VELHO AMIGO DINIZ CAVALCANTI, NESTE ETERNO CARNAVAL DE ATRÁS DA BANCA.
ABRAÇOS,
GONZAGA PATRIOTA E FAMÍLIA