Importante iniciativa da Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), o Fórum de Articulação Municipal de Segurança Pública chegou à sua 4ª edição, nessa terça-feira (9), com adesão de 40 municípios pernambucanos. De maneira integrada, as Forças de Segurança estadual e municipal estão unindo cada vez mais esforços na execução de políticas públicas estratégicas de enfrentamento ao crime e à violência nos quatro cantos do Estado.
Ao lado do titular da SDS, Alessandro Carvalho, a secretária executiva, Dominique de Castro Oliveira, comandou a reunião no auditório da SDS com secretários municipais de Defesa Social do Litoral ao Sertão. Esta edição também contou com a presença dos secretários estaduais de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, e de Justiça e Direitos Humanos, respectivamente Carlos Eduardo Braga e Joana Figueiredo.
Dominique reforçou o propósito único de uma Segurança Pública cada vez mais forte. “As reuniões do Fórum são muito simbólicas. Não existe solução mágica na área da segurança, o que existe é muito trabalho e a vontade de fazer dar certo”, afirmou Alessandro. A secretária Executiva, por sua vez, destacou a adesão cada vez maior dos municípios ao colegiado, na articulação de ações conjuntas preventivas e repressivas nos territórios. “Um dos eixos do Juntos pela Segurança é a integração com os municípios. Por isso, este momento é muito representativo, pois estamos todos focados e unidos para atuar conjuntamente em prol da segurança dos cidadãos“, declarou.
Após a abertura, houve a apresentação do panorama geral dos principais indicadores criminais do Estado, além de uma apresentação sobre Ações Integradas para o Juntos pela Cidadania; do Projeto Ilumina PE; sobre Centros POP e as prerrogativas para adesão dos municípios ao cofinanciamento. Representando o Sertão pernambucano estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública da cidade de Petrolina, coronel BM Luiz Claúdio Pimentel e a comandante da Guarda Municipal de Serra Talhada, Thaisa Andressa Aquino Silva Lima.
Pelo Agreste participaram representantes de segurança pública de cidades como Belo Jardim, Bom Conselho, Cupira, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe, dentre outros municípios. Além de representantes de Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata e Ribeirão na Zona da Mata do Estado. Pela RMR estavam representadas as cidades do Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço, Olinda, Itamaracá, Ipojuca e Moreno.
Elogios
Parabenizando a iniciativa, a condução das reuniões e o acolhimento, as autoridades presentes pontuaram a importância da interlocução e a soma de esforços. “Estamos muito satisfeitos com essa integração. Nunca antes tivemos vozes ativas e hoje estamos alinhados e sendo ouvidos. Além disso, estamos vendo projetos se tornarem realidade concreta em pouco tempo. Por isso, acreditamos nesta parceria, uma forte relação que vem se estabelecendo para que os próximos passos sejam ainda mais frutíferos”, avaliou o secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, Pablo de Carvalho, acrescentando que projetos em andamento no município, como a patrulha escolar e a operação SIM, são reflexos da integração dos municípios com a política estadual do ‘Juntos pela Segurança’.