Representantes das principais instituições de ensino médio e superior de Petrolina – Facape, Univasf, IF Sertão-PE e Universidade de Pernambuco (UPE) – reuniram-se na tarde de ontem (22) para discutir a logística e a participação de cada uma delas no Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação (Forgrad), que acontecerá pela primeira vez em Petrolina entre os dias 15 e 17 de maio.
O público-alvo do evento são os pró-reitores de ensino de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, de universidades, centros tecnológicos e institutos de educação federais, estaduais ou privados.
De acordo com o organizador do Forgrad em Petrolina e pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Rodrigues Sampaio, o tema principal desta edição será os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
“O objetivo é discutir e elaborar políticas públicas que permitam o fortalecimento do ensino superior no país, em especial no Nordeste. Nós iremos encaminhar demandas e propostas das instituições participantes ao MEC, através da carta que será elaborada no final do encontro”, explicou.
Ainda participaram da reunião de ontem o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Facape, Carlos Gonçalves; o diretor do campus da UPE em Petrolina, Moisés Almeida; e o pró-reitor de Ensino do IF Sertão-PE, Adelmo Santana. O Forgrad acontecerá no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina. Estudiosos de várias universidades do país já confirmaram presença na programação, que contará com palestras, painéis e mesas redondas.