O Fórum Estadual da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Fempe-PE) chegou esta semana a Petrolina. O secretário estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), Alexandre Valença, que também é presidente do Fempe-PE, reuniu-se com empresários da região para conhecer as demandas que vão balizar futuras iniciativas da entidade. “Estamos seguindo a orientação do governador Paulo Câmara, de interiorização do trabalho do governo, ouvindo o empresariado local. Recebemos muitos subsídios para desenvolvermos ações regionais”, afirmou Valença, que trouxe 20 sugestões para análise. “Vamos fazer uma compilação e pedir aos empresários que escolham as prioridades para avançarmos”.
Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, a reunião foi positiva porque abordou temas que os empresários vêm discutindo isoladamente para um encaminhamento. Entre os assuntos, ele destacou o licenciamento ambiental e questões como a cobrança do ICMS entre os Estados. “Esta primeira reunião do Fempe-PE foi uma mesa redonda, pela qual levamos temas para o Estado que precisamos tratar para o desenvolvimento da nossa economia”, declarou.
Para Maria Regina Sento Sé, analista da Unidade do Sertão do São Francisco do Sebrae, o Fórum é fundamental para os empresários e os que atendem às suas necessidades. “É fantástico vir para o interior, principalmente Petrolina, cidade com o sexto maior PIB do Estado e com várias especificidades de uma região exportadora de frutas”, afirmou. Segundo ela, vai ser muito importante a extensão dos encontros do Fempe-PE para outros Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Pernambuco. As informações são da assessoria do Governo do Estado.