A Frente Parlamentar em Defesa da Chesf lançou, nesta sexta-feira (6), vídeo contra a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A animação de dois minutos elenca as razões para o posicionamento contrário à proposta do governo federal de vender os ativos do sistema Eletrobras, como o impacto para o consumidor, com a estimativa de aumento de até 17% na conta de energia, de acordo com relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O vídeo foi lançado no mesmo dia da mobilização que está acontecendo nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) em defesa do Rio São Francisco. O ato “Todos pelo Velho Chico”, organizado pela Sinergia e pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, reúne movimentos populares, entidades de classe, ONGs nas duas cidades. O Vídeo pode ser conferido acessando aqui.
Perguntar não ofende:O que a chesf fez de benefício até hoje pra preservar o rio são Francisco?
Eu sou a favor da privatização de quase tudo. Mas pelo pouco que entendo, o trabalho da Chesf é mais semelhante ao de uma agência reguladora, em um setor estratégico. Não tem paralelo na iniciativa privada. Que concorrência uma Chesf privatizada teria? Ceder para a iniciativa privada o monopólio de um bem essencial e obrigatório para todos??? Não vejo muito sentido nisso, não vejo onde estaria o benefício para o setor de uma privatização, nem vejo o benefício que traria ao consumidor. O único beneficiário seria o político que está hoje no poder, pois ganharia sua propina numa boa, sem deixar para o próximo que entrar.
A chesf só teria concorrentes se o mercado fosse aberto para ampla concorrência. Acontece que no atual modelo o governo garante reserva de mercado para alguns através do sistema de concessão. Ou seja bom ou ruim, você consumidor é obrigado a aceitar o serviço da chesf. Setor estratégico? Isso deveria ser extinguido do vocabulário, não existe setor estratégico, economia é gestão de recursos escassos e não há melhor sistema para a alocação de recursos escassos do que o livre mercado. Por mais necessário que um bem seja, para extraí-lo da natureza exige esforço material, humano e financeiro. Não existe almoço de graça. O setor hídrico/energético sempre esteve nas mãos do governo, quer seja pelo monopólio das estatais, quer seja pelo modelo de concessão para operadores privados, e veja a situação que estamos vivenciando, estamos beirando o colapso e o custo de vida está ficando cada vez mais elevado, os mais pobres são os mais prejudicados.
ESSA BANDEIRA EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO AGARRANDO NELA AGORA FEITO LOBOS NO CORDEIRO,PORQUE O RIO SÃO FRANCISCO VEM SOFRENDO A DÉCADAS ESSA DEGRADAÇÃO E NUNCA SE INTERESSARAM EM FAZER ALGUMA COISA EM BENEFICIO DO VELHO CHICO AGORA VÊM UNS E OUTROS QUERENDO SE APARECER PRA DIZER AO POVO QUE ESTÃO DEFENDENDO O RIO SÃO FRANCISCO.PORQUE NÃO FIZERAM ISSO ANTES?ATÉ ANDO DIZENDO POR AÍ QUE ESTÃO DEFENDENDO A NÃO PRIVATIZAÇÃO DA CHESF PORQUE A CHESF É DO POVO,ORA-ORA A CHESF NUNCA FOI NOSSA E NUNCA SERÁ,ISSO É CONVERSA FIADA,DISCURSO VAZIO PRA ENGANAR OS OTÁRIOS,POIS A MIM NÃO ENGANAM,SABE PORQUE,A PRIVATIZAÇÃO TEM QUE SER FEITA MESMO POIS VAI GERAR EMPREGO E VAI REVITALIZAR O RIO SÃO FRANCISCO,BASTA VER COMO ERA A VALE DO RIO DOCE E COMO ELA É NOS DIAS DE HOJE:PERGUNTAR NÃO OFENDE O QUE A CHESF FEZ PELO RIO SÃO FRANCISCO ATÉ HOJE ALÉM DE SE BENEFICIAR DE SUAS ÁGUAS?
PRIVATIZAÇÃO JÁ ESSE É O MELHOR NEGÓCIO ESTÁ CORRETO O MINISTRO FERNANDO FILHO.VAMOS SAIR EM DEFESA DA PRIVATIZAÇÃO POIS VAI GERAR EMPREGO E DISTRIBUIR RENDA NA REGIÃO.
Acho que os que escreveram sobre o que a Chesf fez e faz pelo rio não conhecem o projeto lago de sobradinho que é desenvolvido em parceria com a Embrapa, acho que não conhecem os inúmeros projetos de irrigação que foram financiados pela Chesf, deviam se informar um pouco mais. Outra questão é dizer que privatizar gera mais emprego, não sei de onde tiraram isso, até gostaria que fosse verdade, privatizar significa entregar um setor que é muito lucrativo e essencial para não ao capital financeiro que so pensa em altos lucros, e esse lucro inclui mão de obra reduzida, minimizar os custos ao máximo, serviço que era feito por dois, três terá de ser feito por um, não sei se isso é geração de emprego. Sem se falar que de cara a Aneel estima um aumento de 17% na tarifa e vcs imaginam mais adiante, pq o que o capital quer é gerar mais riqueza, ganhar mais din din e enviar pra bem longe do país. O tempo dirá quem de fato está certo.