Frente parlamentar lança vídeo contra privatização da Chesf

por Carlos Britto // 06 de outubro de 2017 às 17:20

A Frente Parlamentar em Defesa da Chesf lançou, nesta sexta-feira (6), vídeo contra a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A animação de dois minutos elenca as razões para o posicionamento contrário à proposta do governo federal de vender os ativos do sistema Eletrobras, como o impacto para o consumidor, com a estimativa de aumento de até 17% na conta de energia, de acordo com relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O vídeo foi lançado no mesmo dia da mobilização que está acontecendo nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) em defesa do Rio São Francisco. O ato “Todos pelo Velho Chico”, organizado pela Sinergia e pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, reúne movimentos populares, entidades de classe, ONGs nas duas cidades. O Vídeo pode ser conferido acessando aqui.

Frente parlamentar lança vídeo contra privatização da Chesf

  1. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS. disse:

    Perguntar não ofende:O que a chesf fez de benefício até hoje pra preservar o rio são Francisco?

  2. Dreda disse:

    Eu sou a favor da privatização de quase tudo. Mas pelo pouco que entendo, o trabalho da Chesf é mais semelhante ao de uma agência reguladora, em um setor estratégico. Não tem paralelo na iniciativa privada. Que concorrência uma Chesf privatizada teria? Ceder para a iniciativa privada o monopólio de um bem essencial e obrigatório para todos??? Não vejo muito sentido nisso, não vejo onde estaria o benefício para o setor de uma privatização, nem vejo o benefício que traria ao consumidor. O único beneficiário seria o político que está hoje no poder, pois ganharia sua propina numa boa, sem deixar para o próximo que entrar.

    1. Cego às avessas disse:

      A chesf só teria concorrentes se o mercado fosse aberto para ampla concorrência. Acontece que no atual modelo o governo garante reserva de mercado para alguns através do sistema de concessão. Ou seja bom ou ruim, você consumidor é obrigado a aceitar o serviço da chesf. Setor estratégico? Isso deveria ser extinguido do vocabulário, não existe setor estratégico, economia é gestão de recursos escassos e não há melhor sistema para a alocação de recursos escassos do que o livre mercado. Por mais necessário que um bem seja, para extraí-lo da natureza exige esforço material, humano e financeiro. Não existe almoço de graça. O setor hídrico/energético sempre esteve nas mãos do governo, quer seja pelo monopólio das estatais, quer seja pelo modelo de concessão para operadores privados, e veja a situação que estamos vivenciando, estamos beirando o colapso e o custo de vida está ficando cada vez mais elevado, os mais pobres são os mais prejudicados.

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    ESSA BANDEIRA EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO AGARRANDO NELA AGORA FEITO LOBOS NO CORDEIRO,PORQUE O RIO SÃO FRANCISCO VEM SOFRENDO A DÉCADAS ESSA DEGRADAÇÃO E NUNCA SE INTERESSARAM EM FAZER ALGUMA COISA EM BENEFICIO DO VELHO CHICO AGORA VÊM UNS E OUTROS QUERENDO SE APARECER PRA DIZER AO POVO QUE ESTÃO DEFENDENDO O RIO SÃO FRANCISCO.PORQUE NÃO FIZERAM ISSO ANTES?ATÉ ANDO DIZENDO POR AÍ QUE ESTÃO DEFENDENDO A NÃO PRIVATIZAÇÃO DA CHESF PORQUE A CHESF É DO POVO,ORA-ORA A CHESF NUNCA FOI NOSSA E NUNCA SERÁ,ISSO É CONVERSA FIADA,DISCURSO VAZIO PRA ENGANAR OS OTÁRIOS,POIS A MIM NÃO ENGANAM,SABE PORQUE,A PRIVATIZAÇÃO TEM QUE SER FEITA MESMO POIS VAI GERAR EMPREGO E VAI REVITALIZAR O RIO SÃO FRANCISCO,BASTA VER COMO ERA A VALE DO RIO DOCE E COMO ELA É NOS DIAS DE HOJE:PERGUNTAR NÃO OFENDE O QUE A CHESF FEZ PELO RIO SÃO FRANCISCO ATÉ HOJE ALÉM DE SE BENEFICIAR DE SUAS ÁGUAS?
    PRIVATIZAÇÃO JÁ ESSE É O MELHOR NEGÓCIO ESTÁ CORRETO O MINISTRO FERNANDO FILHO.VAMOS SAIR EM DEFESA DA PRIVATIZAÇÃO POIS VAI GERAR EMPREGO E DISTRIBUIR RENDA NA REGIÃO.

  4. Francisco Junior disse:

    Acho que os que escreveram sobre o que a Chesf fez e faz pelo rio não conhecem o projeto lago de sobradinho que é desenvolvido em parceria com a Embrapa, acho que não conhecem os inúmeros projetos de irrigação que foram financiados pela Chesf, deviam se informar um pouco mais. Outra questão é dizer que privatizar gera mais emprego, não sei de onde tiraram isso, até gostaria que fosse verdade, privatizar significa entregar um setor que é muito lucrativo e essencial para não ao capital financeiro que so pensa em altos lucros, e esse lucro inclui mão de obra reduzida, minimizar os custos ao máximo, serviço que era feito por dois, três terá de ser feito por um, não sei se isso é geração de emprego. Sem se falar que de cara a Aneel estima um aumento de 17% na tarifa e vcs imaginam mais adiante, pq o que o capital quer é gerar mais riqueza, ganhar mais din din e enviar pra bem longe do país. O tempo dirá quem de fato está certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários