As frutas dos perímetros irrigados de Juazeiro e Petrolina serão a atração do estande da Codevasf – em conjunto com o Departamento Nacional de obras Contra a Seca (Dnocs) e o Ministério da Integração Nacional – na 19ª Frutal/Agroflores, que acontece de 25 a 27 de setembro em Fortaleza (CE).
O público que visitar o estande poderá degustar produtos como manga, goiaba, melancia e melão. A Codevasf também apresentará amostras de novas culturas produzidas experimentalmente na região, a exemplo da pera, do caqui e cacau. Na ocasião, o secretário executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Frederico Calazans, fará uma apresentação sobre as ações da Companhia para ampliar a produção nos perímetros públicos de irrigação do Vale do São Francisco.
A Codevasf produziu, em 2011, cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutas em seus perímetros de irrigação, incluindo a produção dos perímetros do Sistema Itaparica — administrado pela Codevasf por meio de convênio com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). O valor bruto da produção nesses perímetros chega a R$ 1,2 bilhões, aproximadamente. As principais frutas produzidas são banana, mamão, uva, manga, goiaba, limão, pinha, atemoia, caju, tangerina, maracujá, laranja, melancia, coco e acerola.
Sobre a Feira
A 19ª Frutal/Agroflores é a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada no Nordeste. A Frutal é realizada desde 1994, sendo organizada pelo Instituto Frutal, promotor e realizador dos eventos desde 1999. O evento já alcançou a marca de 38 mil visitantes, estimativa de R$ 30 milhões em negócios realizados, cerca de 200 técnicos e dirigentes de órgãos/instituições envolvidos na programação técnica, e uma feira com 320 estandes de produtores com as novidades dos setores de frutas, flores, sucos e polpas. As informações são da assessoria de imprensa da Codevasf.