O Blog havia recebido a informação de um fruticultor, há alguns dias, de que a problemática do Vale do São Francisco não é a saturação das culturas da uva e manga, principais produtos da fruticultura irrigada na região. A questão está no alto custo desses produtos, que podem quebrar em breve os fruticultores daqui.
Pois bem. Ontem (11) em Lagoa Grande, durante a Feira da Uva e do Vinho (Vinhuva Fest), um vitivinicultor reclamava da mesma coisa para produzir vinhos por aqui. É bom os candidatos a presidente da República levarem em conta esses comentários.
Como mola-mestra da nossa economia e responsável por uma boa parte das exportações de frutas do País, a irrigação do Vale precisa de incentivos para continuar trilhando o progresso não apenas da região, mas do Brasil.
Só que esse pessoal quer é incentivo, lembro-me muito bem que em 2007 o governo anistiou meio mundo de dívidas de empréstimos de financiamentos destas culturas, tem gente que pega empréstimo e compra é apartamento à beira mer em Recife. Depois o governo vem e passa a mão na cabeça. O quilo de uva durante essa tal crise que tava qurbrando os fruticultores tava de mais de R$4,00. Quero realmente saber até quando o governo vai ficar incentivando latifundiário, empresário e afins que na hora de aumentar o salário dos Trabalhadores Rurais ficam no maior chororô… e os Trabalhadores ficam lá, sujeitos à contaminação com agrotóxico nas fazendas. Esses fruticultores, na minha humilde opinião, não querem desenvolvimento no Vale coisa nenhuma, eles querem é só lucrar, lucrar, lucrar. Pegar empréstimo no banco e depois não pagar… Só acredito neles se provarem por A+B que estão quebrando mesmo, pois esta falação de crise já lotou meu ouvido!
Petrolina e Juazeiro destacam-se como os principais centros de produção e exportação de frutas frescas do País, e necessita o governo está empenhado no desenvolvimento e fortalecimento da região, buscando alternativas para viabilizar a verticalização da cadeia produtiva e isso inclui os trabalhadores rurais assalariados que são tratados como as frutas amargas nesse processo.
A determinação dos governadores Eduardo Campos e Jaques Wagner, e dos empresários no processo de renegociação dos financiamentos junto ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil, atuando de forma decisiva para solucionar as dificuldades impostas pela crise financeira mundial.
Em função dessas ações foi possível aumentar o desempenho da fruticultura nordestina, possibilitando a manutenção de inúmeros postos de trabalho, diretos e indiretos.
ENTÃO, É NECESSÁRIO REPARTIR ESSES GANHOS COM SEUS TRABALHADORES E O MOMENTO PARA DISCUSSÃO SALARIAL ESTÁ COMEÇANDO….
E DIZER QUE NÃO GANHOU É DESONESTIDADE E FALAR DE CUSTO DE PRODUÇÃO EM ALGUNS MOMENTOS É FALTAR COM A VERDADE…. DEPOIS QUE COLOCA O DINHEIRO NO BOLSO É QUE FALA DE ALTOS CUSTOS DE PRODUÇÃO, ISSO JÁ É ESTRATÉGIA PARA ENFRAQUECER O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES POR MELHORES SALÁRIOS.
Não sabe nem o que está falando e fica falando besteira por aí!
Você não enxerga que o motor propulsor do Vale é a Fruticultura não?
Você pensa que quem bota dinheiro para girar no Vale é quem? São produtores de Acerola e Goiaba? Eles têm sua participação, mas na hora do “Vamos ver” é a menor.
aprende sobre economia primeiro.
Só falta você dizer agora que essa chuva não prejudicou ninguém, que é só mais um pezinho para chorar mais e pedir mais dinheiro.
Ainda bem que você reconhece que sua opinião é humilde, pois se tivéssemos que segui-la estaríamos num mato sem cachorro, isso sim…
E outra coisa: opinião sem humildade alguma: vai encostar sua cabeça num travesseiro e vai ler, mulher! Antes de vir dar opinião sem pé nem cabeça neste tão expressivo Blog.
Valeu!
Vou montar um negocio de exportaçao de ar-condicionado e geladeira pro polo sul. Se nao der certo, vou querer um incentivo do governo.
E SE QUEBRA VAI COME DE 20.00 REAIS O KILO DA UVA.
E QUE PIADA É ESSA QUE AGRICULTURA IRRIGADA É LATIFUNDIO.
O GOVERNO TEM DE DAR É SUBSIDIO, SABE O QUE É ISSO, DINHEIRO DE GRAÇA PARA QUEM PRODUZIR, POIS OS PREÇO DE VENDA NÃO COBRE O DE PRODUÇÃO.
E PARA DE RECLAMAR DOS PÍSES RICO QUE SUBSIDIA A SUA AGUICULTURA, POIS NINGUEM QUER IR PARA A ROÇA E QUEIMAR A CABEÇA NO SOL QUENTE.
TODA AGRICULTURA É DE RISCO.
Tem muita gente ganhando dinheiro com a irrigação, mas tem muita gente desenvolvendo vários tipos de câncer. O uso indiscriminado de venenos para matar pragas, tem aumentado muito o índice de câncer na região, vale apena investigar. Nós vivemos num país que não investi em pesquisa. Como pode resolver seus problemas, se a educação não tem qualidade.
É verdade …. as uvas são caras e aqui só fica o refugo mesmo…… mas para produzir as tão caras uvas é preciso comprar insumos e dar emprego a milhares de pessoas que aqui moram e outras tantas que vem aqui em busca de emprego que está faltando em todo país. É aqui que o dinheiro do produtor rural e dos oustros tantos que ele emprega fica sustentando a economia, o comercio e indiretamente até esses alienados que ficam falando o que não sabe. Esses cretinos se esquecem que graças a agricultura irrigada é que provalvelmente eles vinheram parar por aqui. Petrolina sem agricultura irrigada seria provavelmente igual a Afranio ou Dormentes que uma nota de 100 reais roda a cidade inteira e ninguem troca, a não ser o prefeito…
Os governantes precisam conhecer melhor a historia de cada um produtor do vale do s. francisco, muitos de nós estamos aqui nos perimetros irrigados a mais de quinze anos. Gerando empregos e renda para essa nossa região e os incentivos do Governo são muito timido e tardius. Necessitamos de mais pesquisas para implantação de novas variedades de Manga, Acerola, Coco, Goiaba e Uva e ver a possipilidade de se implatar novas fruteiras, esperamos pelo um maior apoio a Embrapa e seus pesquisadores que são muito competente e muito tem contribuito para o desenvolvimento da Agrucultura no Vale do São Francisco.
Lulistas vem aqui e falam um monte de besteiras!
Renegociação não tem nada a ver com perdão de dívida!
Perdão é o que governo faz com os sem-terras.
O sem-terras fazem de conta que plantam, o governo faz de conta que fiscaliza, todos fazem de conta que houve quebra da safra , o governo paga o seguro safra, e os eleitores/sem-terras votam em Lula!
Essa é a lógica lulista!