Nesta segunda-feira (2), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) inaugurou uma nova unidade em Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, voltada exclusivamente para o público feminino. O Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro de Internação Provisória (Case/Cenip) foi reformulado para atender até 15 adolescentes, sendo a primeira unidade desse tipo no Interior do Estado.
A presidente da Funase, Raissa Braga, destacou a importância da nova unidade para a inclusão e o bem-estar das socioeducandas, que antes precisavam viajar até o Recife para cumprir medidas socioeducativas, distantes de suas famílias e da cultura local. A mudança também atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
O juiz Drauternani Pantaleão, da Vara da Infância e Juventude de Arcoverde, ressaltou que a unidade está agora mais adequada ao atendimento, oferecendo um ambiente mais humano e estruturado. A inauguração contou com a presença de autoridades locais, incluindo o promotor de justiça Michel Campêlo e a nova coordenadora da unidade, Fernanda Félix.
O reordenamento da Funase, iniciado em setembro de 2023, visa a adequar todas as unidades do Estado às normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), promovendo ajustes na capacidade e faixa etária das unidades, além de outras reformas em andamento.