Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) paralisarão as atividades nesta terça-feira (21), a partir das 8h. Os empregados da 3ª Superintendência Regional (SR), em Petrolina, e da 6ª SR em Juazeiro (BA), também cruzarão os braços. A convocação é do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária (Sinpaf).
A categoria cobra reajuste com reposição das perdas salariais e o repasse dos recursos financeiros do governo federal para continuidade da prestação de serviços a cerca de 900 municípios do Nordeste.
Segundo nota do Sinpaf, a Codevasf apresentou uma proposta de 5,5% de reajuste, que não contempla a categoria, a qual pleiteia um aumento real a partir de 9,28% – mais o PIB agrícola de 2015 (1,8%), além do reajuste do IPCA Alimentício do Nordeste para o Vale-Alimentação.
Questões como problemas de saúde dos trabalhadores em função do assédio moral, a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS), auxílio-creche, aumento na contrapartida da Codevasf para o plano de saúde, melhoria do auxílio-alimentação e vale transporte e a valorização do trabalhador também fazem parte das reivindicações do Sinpaf nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.
Indicativo de greve
A outra reivindicação dos trabalhadores é a liberação de verbas, por parte do governo federal, para continuidade dos serviços prestados em municípios nordestinos. Caso as negociações do acordo coletivo de trabalho dos empregados da Codevasf não avancem, já foi aprovado um indicativo de greve, que poderá ter início no dia 5 de julho.