Funcionários de creche no Jardim Amazonas reunem pais para evitar que espaço seja transformado em Nova Semente

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2013 às 07:20

creche jardim amazonasFuncionários e pais de crianças assistidas pelo Centro Municipal (Creche) Doutor Cícero Luz, no bairro Jardim Amazonas, zona oeste de Petrolina, reuniram-se no final da tarde de ontem (30) para reprovar a decisão da Secretaria Municipal de Educação em transformar o local numa unidade do programa Nova Semente.

Por lá, a comunidade é uníssona em sua indignação: ninguém quer que isso aconteça. Mas as informações repassadas ao Blog é de que a secretária Célia Regina já deve, nesta quinta-feira (31) pegar as chaves das mãos da coordenadora e fechar o estabelecimento – como fez com a Creche Tia Dulcinéia, no bairro de Palhinhas, área central da cidade.

O encontro teve a presença do vereador de oposição Zé Batista da Gama (PDT), que não poupou críticas à atitude do município. “Quem tem que dizer se querem a creche fechada ou não são vocês”, afirmou o vereador, dirigindo-se às mães presentes na reunião.

Zé Batista afirmou que levará a conhecimento da imprensa o abaixo-assinado contendo 323 nomes de pessoas que não querem a creche do Jardim Amazonas transformada em Nova Semente, e pediu às mães que se mobilizem contra a decisão. Um dos motivos, segundo o vereador, é que a Creche Doutor Cícero tem profissionais devidamente qualificados para lidar com as crianças, ao contrário dos da Nova Semente.

Mas não é só isso. O vereador também não concorda que a conta do Nova Semente recaia sobre a comunidade. “O aluguel, o fogão, a geladeira, os equipamentos, tudo é pago pela comunidade. Não sou contra o Nova Semente, desde que seja totalmente financiado pelo Executivo. Não vejo sustentabilidade em surrupiar o dinheiro de gente que ganha no máximo um salário mínimo e meio. Educação é direto do cidadão e dever do estado. Está na Constituição Federal. É para isso que pagamos imposto. Então, que o prefeito se rebole para ir atrás de dinheiro para financiar essas creches (Nova Semente)”, disparou.

Contestação

A assistente de crianças da Creche Doutor Cícero Luz, Lucimar de Souza Silva, reforça as palavras do vereador. Segundo ela, uma creche “não é só depósito” de crianças. A funcionária explica que enquanto as que trabalham em creches convencionais como a do Jardim Amazonas têm de ser efetivas ou passar por um processo seletivo, além de receber qualificação em pedagogia na UPE pela Plataforma Freire (do governo federal), as funcionárias da Nova Semente são requisitadas apenas com um simples currículo. “Você entregaria um filho seu para ser operado por um médico sem formação?”, indaga Lucimar.

Outros argumentos levantados pela Secretaria de Educação também são contestados pela assistente. Os altos custos do município para manter as creches, por exemplo, é um deles. Lucimar informou que o expediente do Nova Semente (6h às 18h) é somente uma hora a mais que os das creches (6h30 às 17h30). Ela informou ainda que a proposta da prefeitura era para cumprirem voluntariamente horas a mais, além do expediente de seis horas, determinado por lei. A proposta foi rejeitada. “Nós temos crianças que ficam em tempo integral, e só não ficam todas porque a prefeitura não demandou funcionários, mas a direção e a coordenação sempre pediam”, lembra.

Decepção

Outro item destacado por Lucimar é o fato que a Creche Doutor Cícero Luz recebe verbas federais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que não passa pela prefeitura e serve para gerir o local com tarefas como reformas e compra de equipamentos. Lá, por exemplo, foram adquiridos climatizadores de ar e implantado um novo piso em cerâmica. “Se a creche virar Nova Semente, esse dinheiro do governo federal irá para onde?”, questiona, acrescentando que o programa da prefeitura quem paga são empresas privadas com algumas ONGs, em parceria com o Petrape – além da própria comunidade.

O que eles querem é mão de obra barata, sem qualificação adequada. Uma ‘sementeira’ ganha R$ 300, menos de um salário mínimo. Então é muito fácil colocar pessoas no Nova Semente recebendo R$ 300 para conseguir o voto delas. Esse é um programa eleitoreiro. A prefeitura tem é de garantir, por lei, creche gratuita com funcionários especializados”, conclui.

Para quem tem filho na Doutor Cícero Luz, a revolta é grande. A dona de casa Elizete Alves Costa tem um menino de quatro anos uma menina de dois atendidos pela creche, e não quer a vinda do Nova Semente para lá. “Queremos que continue do jeito que está, não vamos permitir essa mudança”, garantiu. A creche existe há 28 anos e atende 227 crianças de zero a seis anos – 86 em tempo integral e 141 em  regime parcial. 

Amanhã (1°/02) a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) fará uma reunião no auditório do Hotel Grande Rio com as funcionárias das creches da cidade para tratar do assunto. Mas a entidade já adiantou para que as coordenadoras que estejam à frente dos Conselhos Escolares não assinarem nenhum documento emitido pelo município até que a questão seja discutida. 

Funcionários de creche no Jardim Amazonas reunem pais para evitar que espaço seja transformado em Nova Semente

  1. Maria disse:

    Lembram daquela “estória” do votar de graça? Aí está a conseqüência! O povo idiota merece é isso mesmo.
    Eu não acredito que uma população passa três anos e alguma coisa criticando, xingando, o prefeito e no final ainda o reelege possa ser sinal de um povo mentalmente sadio, ou então estava sob efeito de algum feitiço, hipnose. É, Hitler para enganar o povo alemão utilizou-se muito bem dessas técnicas de persuasão, porém o resultado disso foi bastante desastroso para a humanidade.

    1. PROFESSORA DE PETROLINA disse:

      O PIOR É QUE AS PESSOAS VOTARAM DE GRAÇA E AGORA VÃO TER QUE PAGAR PARA TEREM UM BEM PRIMORDIAL Á CIDADANIA: A EDUCAÇÃO.
      ESTOU SEMPRE FALANDO: ESTÃO QUERENDO BRINCAR COM EDUCAÇÃO, MAS ISSO É NO QUE DÁ VOTAR NUM MÉDICO QUE NEM NA SAÚDE FAZ NADA.
      O POVO TEM QUE SABER O QUE ESCOLHE NAS ELEIÇÕES.

  2. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    todos os bairros/mães que possuem os filhos nas creches do Nova Semente estão satisfeitas, mas se as mães do Jardim Amazonas pensam diferente, que seja respeitada a vontade delas. Implanta Nova Semente em todos os bairros de Petrolina, menos no Jardim Amazonas!!

    Porém espero que essa idéia não tenha sido plantada na cabeça dessas mães pelo vereador Zé Batista, pois todo mundo sabe que o que ele tá querendo ali são votos!!!

    1. Dr. Genivaldo disse:

      O Sr, se é que pode ser chamado assim, o mesmo foi até a comunidade a convite da população, ele não é como o seu prefeitim entre outros vereadores aliado ao mesmim, que só anda nas periferias atrás de voto, agora ele está fazendo o papel que o povo o credenciou a fazer.

    2. disse:

      Tão reclamando de que?Se o Prefeito foi reeleito por dizer ser pai da nova semente só tem mesmo é que ficarem calados acho é pouco pena que ele não pode tomar suas residências, voto de graça é assim mesmo……FELICIDADES

    3. cidadão. disse:

      Sr Joaquim, qual é o bairro que o senhor mora? Será que as mãe estão satisfeita com a nova semente do seu bairro? Quanto cada mãe tem que pagar por mês na creche do seu bairro para deixa o filho? Será que as sementeira tratam bem as crianças ai do seu bairro? E as professoras são qualificadas do seu bairro? Sera que a coordenadora e as mães das crianças da creche Dr. Cicero luz esta errada em querer que naquele lugar não venha ser uma nova semente? O Sr. sabe o que é o programa (PDDE) programa dinheiro direto na escola? Porque o prefeito não manda fazer um prédio com estritura descente e coloca o nome nova semente? Sabia que as eleição foram no dia 07/10/2012 e o vereador não esta atras de voto? sabia que vereador tem que fiscalizar, ouvir e fazer o que é bom para a população?
      Na moral acho que o senhor deveria era ver como esta a saúde do seu bairro? se as ruas estão pelo menos estão calçadas? se tem uma praça ou um lugar descente para as crianças e os jovens se divertirem? A final porque a defesa no prefeito, o senhor é assessor do prefeito para defender desta maneira? Acho que o Sr. deveria se preocupar com o seu bairro e deixar que a comunidade do bairro local resolvam os deles.

    4. Maria disse:

      Joaquim você deve ganhar muito bem, ou será q ainda tá trabalhando de graça?
      Pegar os prédios públicos que já funcionam creches e transformar em Nova Semente é o fim… só na cabeça desse prefeito e dessa secretária que nem falar sabe.

  3. Naja disse:

    Vereador é fiscal do povo, não de seu partido ou de seu grupo. O povo tem outras preocupações, como por exemplo, quando é vai ser inaugurada a UPAe do Gersino Coelho, e quando será construída a UPA do centro.

    1. Maria disse:

      É muita idiotice!
      Naja, você deve ser muito beneficiada pelo desmantelo do seu prefeito, não é mesmo?
      Você não tem conhecimento da Lei que rege as creches, uma creche tem que ter pessoal qualificado, enquanto essa nova semente qualquer um pode trabalhar ali ganhando menos que um salário mínimo, o que é proibido pela Constituição, então é fora-da-lei e isso é cadeia.
      Você colocaria seus filhos numa escola em que tem professores qualificados ou num espaço denominado escola mas que tem como professores analfabetos? Acredito que você escolheria a segunda alternativa, pois defender um desmando desse só não tendo nenhuma educação e não dando valor a ela.

    2. Maria disse:

      Outro babão… vc ainda tá trabalhando de graça?
      A UPA do Gercino Coelho deve ser inaugurado logo.
      Agora o do seu prefeito de pegar prédios públicos que já funcionam creches e transformar em Nova Semente é coisa pra quem não tem o que fazer.

  4. indignado disse:

    Não queremos a Nova Semente porque consideramos o programa um retrocesso àquilo que a educação do município já conquistou. Quem trabalha nos centros sabe do que eu estou falando,ao contrário de pessoas mal informadas que ficam fazendo comentários idiotas sem conhecimento algum do que isso significa.

  5. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    QUEM QUER APOSTAR:SE ELE SE CANDIDATAR HOJE ELE GANHA A ELEIÇÃO,PORQUE SAI POR AI DISTRIBUINDO BEIJOS E ABRAÇOS,E O POVO GOSTA É DISSO,PORQUE DESDE DE 2008 QUE PETROLINA NÃO TEM GRANDES OBRAS ESTRUTURADORAS,EM BENEFICIO DA POPULAÇÃO.
    VEJAMOS:
    -VENDERAM O PATRIMÔNIO PÚBLICO,SEGUNDO DIZEM A PREÇO DE 1,99.
    -ZONA AZUL O VALOR É ABSURDO,PORQUE QUEM DEPENDE DO SEU CARRO PARA TRABALHAR PELO CENTRO DA CIDADE,TEM QUE DESEMBOLSAR UMA GRANA ALTÍSSIMA,IMAGINE VOCÊ PAGAR R$ 12,40 POR DIA.
    -MUDANÇA DO TRÂNSITO UM DESASTRE,ACABARAM COM OS ESTACIONAMENTOS NO CENTRO DA CIDADE,VOCÊ SÓ VER AGORA FAIXA AMARELA E ZONA AZUL.NÃO PRECISA NEM SER ESTUDIOSO DE TRANSITO PARA VER OS ERROS.OUTRA COISA OS EMPRESÁRIOS DO CENTRO DA CIDADE ESTÃO GOSTANDO DESSAS MUDANÇAS.
    -MUDANÇA DAS ROTAS DOS ÔNIBUS OUTRO DESASTRE.
    -PROJETO DA PRAÇA MARIA AUXILIADORA,A IDEIA FOI PRA CHOCAR AS PESSOAS,COM XIQUE-XIQUE POTES,PEDRAS,BANCOS PINTADOS DE DIFERENTES CORES.AINDA ACHOU A IDEIA GENIAL.
    -BICICLETAS PARA ALUGAR,NINGUÉM SABE ONDE FORAM PARAR,E QUANTO FOI GASTO NESSES ALUGUEIS,PORQUE ELAS FICAVAM LÁ PARADAS DE ENFEITES E O POVO NÃO ALUGAVA.
    FEZ A NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS O POVO RECLAMOU E NÃO DEU EM NADA.
    -AS CRECHES O POVO TEM QUE PAGAR.
    -A IDEIA TAMBÉM É GENIAL TRANSFORMAR AS OUTRAS CRECHES EM NOVA SEMENTE PORQUE O POVO VAI TER QUE PAGAR.PORQUE O POVO RECLAMA E NÃO VAI DAR EM NADA.
    PORQUE O POVO GOSTA É DE SOFRER,É RECLAMANDO,E ACHANDO BOM.
    PERGUNTAR NÃO OFENDE.
    CARNAVAL ESSE ANO TEM?
    SÃO JOÃO MILIONÁRIO ESSE ANO TEM?
    VÃO ANUNCIAR EM SÃO PAULO,RECIFE,SALVADOR E ASSIM SUCESSIVAMENTE?

  6. Nalda disse:

    Gente, isso que estão fazendo com os CMIS é um absurdo, sou moradora do bairro de Palhinhas e pra vocês terem uma idéia a creche de lá está fechada desde que as crianças ficaram de férias, quanta irresponsabilidade!! Presenciei várias mães batendo no portão da creche em busca de informações quando estaria aberto para realizar matricula de seus filhos. Anopassado participei de um movimento para não fechar a creche, a secretaria Celia Regina queria fechar a creche a todo custo, diante da manifestação ela resolveu não fechar e prometeu diante ta tv e radio que durante o recesso do mês de junho a creche iria passar por uma reforma e em seguida passaria a funcionar em horario integral, que era o desejo de todas a s mães, resultado passou o recesso os funcionarios voltaram as suas atividades e nem REFORMA

    1. Maria disse:

      Nalda ela falou em uma radio que na creche das Palhinhas só tinha 40 crianças matriculada, agora entendo o pq dessa quantidade de crianças… claro a creche fechada como poderia ter muitas crianças matriculada se não tinha ninguém na creche para fazer matricula.
      Essa mulher acha que o povo é besta, falou tanta besteira na radio.

  7. Nalda disse:

    Gente, isso que estão fazendo com os CMIS é um absurdo, sou moradora do bairro de Palhinhas e pra vocês terem uma idéia a creche de lá está fechada desde que as crianças ficaram de férias, a gestora nunca apareceu por lá desde que as crianças entraram de férias e o comentario é que a creche vai se transformar em nova semente quanta irresponsabilidade!! Uma escolinha particular que funcionava no bairro por nome de ALFA Presenciei várias mães batendo no portão da creche em busca de informações quando estaria aberto para realizar matricula de seus filhos. Anopassado participei de um movimento para não fechar a creche, a secretaria Celia Regina queria fechar a creche a todo custo, diante da manifestação ela resolveu não fechar e prometeu diante ta tv e radio que durante o recesso do mês de junho a creche iria passar por uma reforma e em seguida passaria a funcionar em horario integral, que era o desejo de todas a s mães, resultado passou o recesso os funcionarios voltaram as suas atividades e nada REFORMA as mães anciosas trouxeram seus filhos para deixar o dia todo na creche no primeiro dia de aula após o recesso. Essa secretaria não cumpre nada do diz em relação a algum benefio a comunidade,. As mães querem horario integral para seus filhos é nas CRECHES , ninguém nunca fez nenhuma manifestação pedindo porra de nova semente não,e se nas novas semente pode funcionar o dia todo porque não na creche?

  8. Nalda disse:

    Parece que esse negocio de nova semente dá um dinheirinho, pra se ter ideia uma escolinha que funcionava no bairro de palhinhas resolveu fechar para abrir como nova semente, resultado a secretaria de educação fechou a creche durante o periodo de matriculas e a dona do antigo ALFA, aproveitou e saiu de porta em porta falando que a creche não iria mais abrir e que as mães teriam que colocar seus filhos na unidade de nova semente dela, gente isso pode acontecer? Estão obrigando as mães a colocarem seus filhos no nova semente e se a creche ia fechar porque no mês de dezembro a secretaria de educação não comunicou aos funcionarios e a cumunidade? Meu Deus é irresponsabilidade demais, não sei onde vai parar, essa administração de Julio Lóssio só faz merda!

  9. GPIRES disse:

    E mais: a Secretaria Municipal de Educação quer transformar 9 unidades de creche nos moldes da Nova Semente, quer dizer, passar a atuar em tempo integral. O porém desse projeto está em os servidores das hoje 9 creches trabalham 6 horas. E a prefeitura os quer trabalhando 08 horas sem a devida compensação financeira.
    Um absurdo. Aumenta a carga horária, mas o salário contiua o mesmo…

  10. Anônimo disse:

    Nova semente pode sim ter seus defeitos, mas também não devemos generalizar ao ponto de dizer que não possui pessoas qualificadas. A revolta pode ser grande, mas devemos ainda sim agir com o bom senso. E quanto modificar o que já existe a anos, isso não existe, deveria sim ter mudanças, mas é na qualificação das sementeiras já empregadas! Trazer melhorias, e procurar satisfazer as vontades do povo, isso sim é seu dever, até por que foi pra isso que foi reeleito né, Sr. prefeito, para ser a voz do povo e não para falar por si só.

  11. Marivaldo disse:

    Eu acho que esse Joaquim só coloca seus filhos em creches particulares ou escolas infantis particulares, pois seus vencimentos pagos pela prefeitura dá de sobra para bancá-los!

  12. Osvaldo disse:

    Lamentável essa confusão toda ! Creche não é educação, a escola é idade depois. O projeto da Nova Semente é a comunidade se comprometer no projeto, sim, acabar com a assistência permanente de ficar pedindo a Prefeito, Deputado, Ministro. As dezenas de unidades da Nova Semente permitem a centenas de famílias deixar os filhos em boas mãos podendo ir trabalhar.
    Isso só não enxerga quem quer falar mal de tudo e todos.

    1. AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR disse:

      MAS EU VOTAR DE GRAÇA, E TER QUE PAGAR PELOS NÃO BENEFICIOS DO MUNICIPIO?
      VÁ CONTAR OUTRA.
      ELE TÁ PARA ASSISTIR O POVO, FOI COLOCADO PARA ESSA FINALIDADE
      VOTEI DE GRAÇA, QUERO DE GRAÇA.

    2. Maria disse:

      Como o sr. se engana com bobagens, pois na realidade não é nada disso.
      Esse projeto de nova semente é simplesmente para uns poucos ganhar, a quantidade de gente querendo abrir uma nova semente e garanto que não é por filantropia, está passando da hora do Ministério Público investigar essa enganação do nova semente, aí tem coisa, se investigarem de leve, vão encontrar a safadeza.

  13. aldo disse:

    Sabemos que Politico nenhum é confiavél, porém este Lossio é brincadeira viu, enganou os bestas, e agora tudo parado, nova semente, ame´s, não existes médicos, nen seguer esparadrapo,
    fala DR. vai a Tv dá explicação ao povo que te elegeu, pq de tudo isso
    ainda querem lança este homem candidato a Governador? Pernambuco vai a falência.

  14. Nalda disse:

    Bom…se querem novas sementes que continuem depositando crianças em qualquer lugar, mas o que a comunidade é contra é querer mexer no que ja esta feito. Qual o o interesse do prefeito querer destruir um predio publico para transformar numa unidade de nova semente? Certamente ele vai lucrar alguma coisa com isso , porque beneficio não trazer nenhum para nossas crianças, nova semente é UM DEPOSITO DE CRIANÇAS, pena que muitas mães não tem consciencia disso, porque se tivessem nunca teriam aceitado isso, teriam sim cobrado do prefeito a CONSTRUÃ DE NOVAS CRECHES

  15. Maria disse:

    O bom de tudo isso que todo munda fala que isso é contra a lei, está irregular, agora pergunto onde estão as autoridades que nada fazem? Não adianta ficar só reclamando, tem que agir, vamos lá gente , esse prefeito não pode fazer qualquer merda que vem na cabeça dele não, porque ele não fecha uma das clinicas dele e abre uma unidade do nova semente? Se quer desgraça que vá fazer desgraça no lhe pertençe e não no que é do povo. raça desgraçada essa aí viu…culpa de quem votou nesta lástima, agora a população que pague pelos erros dos outros…

  16. Roberta disse:

    Acorda Petrolina!! Pelo visto estão fazendo comercio com esse tal de nova semente mesmo. Moro no bairro de Palhinhas e fiquei horrorizada com a atitude tomada por uma proprietária de uma escola de educação infantil que se chamava ALFA. A proprietaria simplesmente resolveu mudar de negocio, ao invés de continuar com sua clientela de alunos da rede particular, resolveu fechar as portas e abrir uma nova semente, e o piro aonde tinham aproximadamente 4o crianças , hoje tem que ter capacidade para 120 crianças, pois a segundo boatos a secretaria de educação falou que o ambiente tem capacidade para abrigar 120 crianças, ou seja irá funcionar 2 novas semente em um ambiente só. Porque quando eram filhos de papaizinho que frequentavam lá não podia abrigar esse total de crianças e agora que são crianças pobre, humildes pode?
    Pelo visto ta mais do que comprovado que o NOVA SEMENTE é mesmo um deposito de crianças e que inclusive tem uma boa renda…ISSO É EXPLORARAR

  17. Roberta disse:

    É…pelo visto esse tal de NOVA SEMENTE ta virando é comercio mesmo. pra ser uma ideia uma escolinha da rede particular por nome de ALFA, resolveu fechar as portas e fundar 2 novas sementes no mesmo predio no bairro de Palhinhas, e o pior enquanto a secretaria de educação estava tramando isso com a proprietaria da escola fechou a CRECHE para que as mães não realizasse matriculas naquela unidade e ainda por cima a proprietaria da escolinha saiu de porta em porta falando para as mães que a CRECHE não ia mais funcionar e que as mães teriam que matricular suas crianças no

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários