As equipes da Fundação Itaú Social e da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA) iniciaram esta semana as atividades do Programa Melhoria da Educação, uma parceria firmada com a prefeitura municipal no mês passado. O objetivo é fortalecer a gestão educacional e escolar para melhorar ainda mais a qualidade do ensino da rede municipal.
“Juazeiro agora tem esta grande parceira, empenhada na efetivação dos direitos prescritos no ensino público de qualidade e, juntos, vamos obter resultados ainda melhores em nossa rede. A cada ano conseguimos avanços significativos na Educação do município, e agora com esse programa do Itaú Social, as nossas expectativas são as melhores”, disse a titular da Seduc, Lucinete Alves, durante o encontro com a equipe da Fundação, quando foi apresentado o plano de trabalho a ser realizado na rede municipal até dezembro de 2020.
O Programa Melhoria da Educação tem como eixos de atuação a gestão pedagógica, gestão administrativo-financeira, comunicação, participação e mobilização social, planejamento, gestão e regime de colaboração. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções, fortalecendo especificamente a Tecnologia Educacional de Formação Continuada – Língua Portuguesa, Matemática e Orientação Curricular.
Público-alvo
O público-alvo do projeto são professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores de Matemática e Língua Portuguesa que atuam em classes dos anos finais, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação.
De acordo com Claudia Petri, gestora de formação do Itaú Social, foram avaliados vários critérios na escolha dos municípios, que durante os próximos dois anos vão ser atendidos pelo programa. “Juazeiro vai receber o acompanhamento através do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e o Itaú Social, que vem para desenvolver uma formação em Língua Portuguesa, Matemática e Orientação Curricular. Nós acreditamos que essa parceria vai dar muito certo e teremos resultados positivos”, afirmou Claudia.
Dentro das ações do Programa Melhoria da Educação, será realizado nos dias 1 e 2 de abril o primeiro Seminário de Sensibilização e Mobilização, no auditório da Seduc, que vai reunir gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, um professor e um pai de aluno representando cada unidade escolar. Além de Juazeiro, também vão participar do Programa Melhoria da Educação as cidades paulistas de Suzano, São Vicente e Itapecerica da Serra, além de Lauro de Freitas (BA), Paulista e Várzea Grande (MT), bem como consórcios de municípios abrangendo diferentes regiões do Brasil, como o sul de Alagoas.