Uma fundação suíça entregou equipamentos de trabalho para 13 famílias economicamente vulneráveis de Juazeiro (BA). Os beneficiados receberam carros para venda de água de coco, carrinhos de lanches, máquinas de costura, cama elástica, bancada de serralheria, materiais para salão de beleza e outros itens para geração de renda. As entregas foram feitas na última semana e os contemplados já estão trabalhando.
A iniciativa foi da Advent-Stiftung, fundação com sede na Suíça que, há mais de 20 anos, inclui pessoas no mercado de trabalho, por meio do projeto ‘Viva Melhor’, que funciona há dez anos em Juazeiro. Com apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com o Sebrae, a entidade internacional capacita pessoas a empreender. “A ideia é contribuir para o crescimento pessoal daqueles que buscam reintegração no mercado de trabalho, proporcionando oportunidades de viver melhor e buscar requalificação profissional. Ao longo desses anos, mais de 250 famílias foram atendidas e tiveram suas vidas transformadas”, disse o diretor executivo da fundação, Giuseppe Carbone.
Leonardo Nascimento foi uma das pessoas beneficiadas. Há dois anos, ele enfrentou um acidente que o impediu de continuar empregado. “Eu estava trabalhando em uma empresa antes do acidente e, após quatro meses de reabilitação, a empresa me demitiu. Tentei encontrar oportunidades em outros lugares, mas devido às minhas limitações físicas, especialmente a restrição de levantar peso, enfrentei dificuldades para conseguir outro emprego“, compartilhou. Leonardo foi contemplado com uma prensa térmica para sublimação.
Além de Leonardo, outras pessoas foram beneficiadas e recolocadas no mercado de trabalho, graças ao ‘Viva Melhor’. É o caso de Alessandra Custódio, natural de São Paulo e residente em Juazeiro desde 2020. Em 2021, ela recebeu um forno industrial a gás, que permitiu dar continuidade às suas atividades como padeira. Atualmente, essa é a fonte de renda que sustenta Alessandra e seus quatro filhos. “Desde que fui contemplada em 2021, consigo produzir em dois turnos, de manhã e à tarde. Durante a manhã, minhas filhas cuidam das vendas, e à tarde, quando elas estão na escola, saio para vender com a ajuda de uma amiga minha“, explicou.