Um homem foi preso neste sábado (6), em Juazeiro (BA), pela Guarda Civil Municipal (GCM), após ser flagrado depredando uma lixeira no Parque Lagoa de Calú. A GCM conduziu o indivíduo à Polícia Civil (PC), para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
A prefeitura lamentou o ato de vandalismo e informou que vai encaminhar uma equipe até o local para fazer a reposição da lixeira.
De acordo com a gestão, espaços públicos do município vêm sendo alvos de vandalismo constantemente, a exemplo do fato de hoje na Lagoa do Calú, que está passando pela primeira reforma desde a sua implantação para dar mais lazer, conforto e bem-estar à população. A população pode colaborar com o poder público denunciando esses crimes.
Outros casos
Em abril, um ato de vandalismo aconteceu na praça Américo Tanuri, no bairro Castelo Branco, que recentemente recebeu serviços de embelezamento. Os brinquedos do parque em eucalipto foram quebrados e as luzes ornamentais, furtadas. Outro caso revoltante aconteceu na rotatória do Marco Zero, onde as luzes ornamentais também foram levadas antes mesmo do serviço de embelezamento ser concluído, no mês de março.
Denúncia
O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, o autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, a orientação é denunciar junto à GCM pelos números 153 e (74) 3611-9880, ou à Polícia Militar no 190.