Em um balanço das ações em 2021, a Guarda Civil Municipal (GCM) registrou mais de 7.430 ações em Petrolina. Os números foram apresentados pelo comando da ‘Força Azul’. A Patrulha da Mulher realizou 3.547 atuações, sendo 2.720 visitas às vítimas de violência doméstica e acompanhamento das mulheres com medida protetiva.
Também foram realizadas 1.753 ações planejadas e solicitadas pela Secretaria Executiva de Segurança Pública, sendo que a maioria delas foi relativa a perturbação do sossego, operação nas feiras livres, como também operações conjuntas com o IBAMA e PRF.
Durante as operações especializadas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), houve o registro de 1.511 boletins de ocorrência, a maior parte relacionada a posse ou tráfico de drogas. Ao longo do ano, também foram registradas apreensões de 600 pedras de crack e 10 kg de maconha. Já no setor de disciplinamento urbano, o programa Calçada Livre realizou 703 ações, com 486 orientações ambulantes no Centro. Por fim, a Defesa Civil ainda constatou 210 atendimentos.