O prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE), George Duarte, foi uma das autoridades da região a marcar presença, na noite de ontem (24), no Cine Teatro da Univasf/Campus Petrolina para a posse do novo titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Edilázio Wanderley. Politicamente, George está em campo distinto do atual Governo Lula, mas minimizou esse detalhe.
“Sou aliado de quem estiver no governo. Para mim, independe do presidente. Eu quero é que as ações cheguem ao nosso município”, argumentou. O prefeito lembrou que foi promessa de campanha do então candidato Lula ampliar a abrangência da Codevasf, para que de fato cumpra com seu papel – um deles, de cuidar dos grandes projetos de irrigação. Em Santa Maria existe o Fulgêncio, um dos principais projetos irrigados da região, que tem muitas demandas a serem atendidas.
“São 47 agrovilas de assentamentos da Barragem de Itaparica, 15 mil pessoas, e que o sistema de operação e manutenção é da Codevasf (…)nós temos um problema de energia. Hoje, só a energia do Projeto Fulgêncio está acontecendo porque nós entramos com uma ação, através do distrito, por conta do consumo humano, porque se fosse só pela irrigação, já estava cortada. Então, a gente precisa de pessoas dentro da Codevasf, do governo federal, que enxerguem isso”, explicou.
Além do Fulgêncio, o prefeito citou os vários assentamentos, a região quilombola e a área de sequeiro. “A gente precisa e carece da Codevasf para fazer essas ações. A gente está na expectativa que dê certo”, frisou. George disse ainda que pretende solicitar uma audiência com Edilázio o quanto antes. “É só ele tomar posse”, concluiu.