Geraldo Coelho diz que Enem prejudica estudantes do interior

por Carlos Britto // 24 de março de 2010 às 20:06

geraldoA idéia de restaurar o vestibular tradicional para o ingresso nas universidades agradou o deputado Geraldo Coelho (PTB).

Ontem (23), o parlamentar afirmou que o exame unificado tem prejudicado os estudantes do interior, que estão perdendo vagas para alunos de outras localidades do País.

As universidades foram interiorizadas para beneficiar os estudantes dessas localidades, que já não precisam se deslocar para a capital. Com a chegada do Enem, 90% dos alunos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) são de outros Estados, enquanto apenas 10% são de Petrolina e de municípios vizinhos. Antes, a situação era inversa”, lamentou Coelho, afirmando que defenderá a extinção do Exame Nacional como ferramenta para ingressar na Graduação.

Geraldo Coelho diz que Enem prejudica estudantes do interior

  1. jorge disse:

    A questão é bem mais complexa do que simplesmente jogar para a platéia pedindo a extinção….

    “O Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino médio a criação do Enem encontra-se no contexto da reforma do Ensino Médio, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, …”
    Está concolidada em todo o país mesmo com as distorções aparentes ! A idéia original era substituir o vestibular feito por um exame único.
    Agora pergunto : Como o senhor pretende alterar uma lei federal ? A partir de que dispositivo legal ? O regimento da assembléia de pernambuco é assim tão poderoso ?
    Que tal cobrar maiores investimentos no nosso combalido ensino médio…. talvez assim, pudéssemos competir em condições de igualdade com outros jovens de outras cidades frente ao exame…

  2. Rafael disse:

    Parabêns, Deputado Geraldo Coelho, avisão tem que ser esta!!!

  3. DECOREBA disse:

    Dep. Geraldo, o Enem é uma forma de qualificar melhor o ensino superior no Brasil…..

  4. Pedro Sousa disse:

    Concordo com o que foi postado acima pelo Jorge. O nobre Deputado deveria empenhar-se mais em cobrar maiores investimentos do Governo do Estado no ensino médio…

  5. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Não adianta debater com petistas, lulistas e a turma de Eduardo Campos, esse povo diz cada besteira que Deus me livre. Não deixem que suas paixões políticas, e tb o ódio que vcs nutrem pelos Coelhos, causem prejuízos a nossa querida Petrolina e ao São Francisco.

    Reconheçam que esse ENEM é prejudicial aos alunos da região que buscam entrar na UNIVASF.

  6. jorge disse:

    Caro petrolina minha terra meu lugar….

    Alguns esclarecimentos necessários ao comentário feito;

    – Não sou lulista, nem petista, nem eduardista e nem coelhista…. Tenho consciência cidadã independente e sem a necessidade de personalizar a política !!!

    – O nobre deputado que vc fez a defesa, sim, ele é lulista, eduardista e apoia o governo do PSB no plano estadual e do PT no plano federal ! O que facilitaria a vida na cobrança daquilo que é necessário para o nosso ensino público estadual local !

    – Não trato política com paixão … trato com razão ! Talvez aí esteja a nossa diferença…

    – Inssisto: Houvesse mais investimentos na estrutura, na capacitação e formação dos nossos professores do ensino médio… teríamos certamente um resultado melhor por parte dos nossos alunos !

    – Recentemente, o governo estadual propôs aumentar seu próprio salário e dos fazendários em detrimento ao dos professores, conforme matéria veiculada no http://www.acertodecontas.blog.br ! Veja e forme opinião !

    ….Enquanto fazendário pode ganhar R$ 22 mil, Governo faz proposta onde professor doutor ganha R$ 2.519,24….

    Fraternalmente,

  7. Joao Carlos Ferreira disse:

    Quem deve ser revisto não é o ENEM e sim as escolas, cursos preparatórios e o ensino dos estudantes.

    O ENEM apenas mostrou a disparidade existente entre o que se ensina e se cobra nos vestibulares do sul do país e o que se aprende e se avalia em todo o resto da federação.

    O Sr. Geraldo Coelho, com a ‘visão’ de um legitimo representante dos oligarcas profetas do atraso, defende a tese que o que deve ser mudado não é a causa do problema ( a formatação e estruturação do ensino público e privado das bandas de cá) e sim a forma de disputa.

    Em resumo, se não podemos competir com os de lá do sul, que arranjemos velhas formas de impedir a competição. Quem sabe assim continuemos nos enganando.

    Pobre Sertão.

    Merece pessoas mais capacitadas para liderar o futuro da região

  8. jorge disse:

    na primeira mensagem, consolidada ao invés de concolidada….!

  9. Maria disse:

    Esse enem realmente foi feito para prejudicar os alunos da região!!

  10. Fernando disse:

    Geraldo Coelho está ficando cada vez mais com o raciocínio lento. Só agora percebe que o ENEM é prejudicial!!!

    Jorge, vc está completamente errado. As Universidades têm autonomia, tanto é que algumas não aderiram ao ENEM.

    O problema é que LULA condicionou investimentos nas universidades federais a adesao ao ENEM.

    Isso para as regiões que estão levando pea do PT. Trata-se do bolsa-investimento, esmola para as regiões distante das capitais.
    Duvido qu eLula tenha coragem de não investir em Recife. Lá pode ser oposiçao situaçao. Agora Petrolina é tratada a pao e agua… e agua está ficando cada vez mais cara para nós ribeirinhos.

  11. Rosa disse:

    Nós, nordestinos, temos que sair desse círculo vicioso que é nos fazer de “coitados”. Pra quê esse “bairrismo”, “xenofobia”?!?
    Se atitudes como essas fossem legais, os profissionais daqui da região nunca teriam ido cursar graduação em outros lugares do Brasil e do mundo.
    Como é que nós reivindicamos igualdade de oportunidades, e na hora de provar que somos capazes, pedimos uma “cota”?!
    A verdade é que temos que melhorar a qualidade da educação de nossa região, para provar que somos sim capazes de competir com estudantes de qualquer região do país.

  12. MONIQUE disse:

    AQUI NO MARANHÃO, A UFMA, FOI A 5ª UNIVERSIDADE MAIS PROCURADA EM TODO PAÍS. POR QUE SERÁ ? CERTAMENTE NÃO É PORQUE TEM A MELHOR EDUCAÇÃO, MAS PORQUE, PRESUME-SE QUE O 2º ESTADO MAIS POBRE DA FEDERAÇÃO TEM ALGUNS DOS ESTUDANTES MENOS PREPARADOS. RESULTADO: ESTAMOS VENDO UMA INVASÃO SULISTA NA UFMA. COITADINHOS OU NÃO O FATO É QUE O MARANHÃO PODE-SE TORNAR UM DOS ESTADOS COM MENOS CURSOS SUPERIOR, FAZENDO UMA DESCOMPENSASÃO DO EQUIÍLIBRIO NO BRASIL, JÁ QUE NORMALMENETE OS ESTUDANTES DE FORA VOLTAM AO SEU ESTADO NATAL. UM PROBLEMA QUE NÃO ESTÁ SENDO OBSERVADO..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários