As longas filas na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Petrolina (GRTE) eram uma reclamação constante dos trabalhadores que necessitam dar entrada no seguro-desemprego. Mas segundo a gestora da GRTE, Raimunda Pereira, os transtornos acabaram.
Em entrevista ao Blog, Raimunda disse ter ficado “triste” quando viu que muitos trabalhadores estavam passando por esses transtornos e assegurou que todas as medidas já foram tomadas para melhorar o atendimento.
“As pessoas pensam que a gente não se importa, mas nos preocupamos sim, e muito. No dia que vi uma fila enorme ainda durante à noite, fiquei muito triste e no mesmo dia tomei todas as providências para melhorar o atendimento e acabar com as filas. Hoje aqui não tem mais fila”, garantiu Raimunda.
Além da demanda local, os servidores da Gerência Regional ainda precisam se desdobrar para atender pendências de outros Estados do Nordeste, a exemplo do Piauí. Segundo Raimunda, vários trabalhadores daquele Estado estariam se deslocando mais de 400 Km para dar entrada no seguro-desemprego, aqui em Petrolina.
“Nós estamos vendo o que está acontecendo porque estamos recebendo pessoas de São Raimundo Nonato, Picos, Paulistana e fica muito difícil atender toda esta demanda. Atualmente estamos com apenas dois servidores que fazem este atendimento”, lamentou a gerente.
Segundo Raimunda, a burocracia também dificulta o atendimento, já que, além de dar entrada no seguro-desemprego, os servidores também precisam preencher uma longa ficha de intermediação de mão-de-obra.
“Além da entrada no seguro, os atendentes também precisam preencher uma ficha minuciosa para encaminhar os trabalhadores para cursos do Pronatec“, justifica.
Melhorias
Uma das medidas tomadas para acabar com as filas, segundo a gerente, foi a distribuição de fichas de atendimento às 17h. Atualmente o órgão disponibiliza 70 fichas diárias, sendo 40 pessoas pela manhã e 30 à tarde. Estas fichas são relativas aos trabalhadores que darão entrada no seguro-desemprego pela primeira vez.
A Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Petrolina fica localizada à Rua São Vicente de Paula, nº 168, Bairro Atrás da Banca. Telefones: (87) 3861-1267 / 3861-0107.
Antes tarde do que nunca.Em uma vez em que estive nesse órgão,depois de muito aguardar, eram poucos atendentes que tinham que fazer atendimento presencial e por telefone.Quando finalmente fui atendida,questionei com a atendente que discretamente fez um sinal indicando está senhora que aparece na reportagem,baixinho me disse, já reclamamos muito, pois vemos que o atendimento não flui,não temos condições de trabalho.E com isso os usuários e que ficam no prejuízo.
Eu também já fui a este órgão e não tive problema algum de atendimento, muito pelo contrário, aguardei minha vez e fui bem atendida por essa senhora da reportagem.