Durante a gestação, um dos cuidados fundamentais durante o pré-natal é que a mulher esteja com o cartão de vacina em dia. Em Juazeiro (BA), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem das vacinas de rotina que integram o calendário de imunização para todas as idades e públicos, incluindo as gestantes.
De acordo com a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque, o Ministério da Saúde faz orientação e existe recomendação de vacinas próprias a este período. Durante a gestação, a mulher precisa tomar as vacinas Hepatite B, Duplo Adulto (antitetânica), dTpa, Influenza (durante a campanha) e Covid-19.
“A mulher vai se vacinar com todas as doses necessárias que protegem mãe e bebê. Conforme doses anteriores que ela já tenha tomado, ela vai precisar se vacinar ou não sobre determinado imunizante“, destacou Luana.
As vacinas são tomadas nas UBSs e é preciso que a mulher leve o cartão de gestante e algum documento como RG, CPF ou Cartão SUS. “Caso a gestação não seja a primeira, é importante que a mulher vá à sala de vacina com a caderneta de vacina da gestação anterior para que a equipe avalie as doses necessárias durante a nova gestação. Caso ela não tenha a caderneta anterior, vai ser preciso iniciar um novo esquema vacinal para garantir a imunização da mãe e do bebê“, completou.
Conscientização
Maria Vanessa Gomes dos Santos está na terceira gestação e fez questão de ir à UBS para atualizar seu cartão de vacina. “Vim tomar a dTpa e a Influenza. Sempre faço questão de vir tomar a vacina, é uma proteção para mim e para meu filho“, pontuou.