Maior cidade do Interior de Pernambuco, Petrolina também passa a ser referência no setor de tecnologia e inovação. A Capital do Sertão conquistou mais um destaque nacional: o Prêmio Cidades do Futuro 2023 na categoria ‘Gestão Digital do Futuro’. A iniciativa da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) busca reconhecer as boas experiências trazidas por projetos que fazem uso da inovação para facilitar o dia-a-dia dentro das rotinas de trabalho nos setores públicos.
As ações implementadas pelo prefeito Simão Durando conquistaram o prêmio através do conjunto de ferramentas implantadas no site da prefeitura para facilitar o acesso e solicitações aos serviços públicos, proporcionando maior agilidade nos processos, aproveitamento de dados e na desburocratização. Ao todo, dez cidades foram premiadas por iniciativas por uso de tecnologias sustentáveis e inovadoras aplicadas em órgãos públicos e governamentais.
Esse é o terceiro prêmio conquistado por Petrolina no setor. No ano passado, foi a única cidade do Nordeste e a 5ª no Brasil, na categoria de 100 mil a 500 mil habitantes, a receber o prêmio ‘Cidades inovadoras 2022’ e o ‘Prefeito Inovador 2022’. “A utilização da tecnologia foi fundamental para Petrolina nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, quando foram necessárias as mudanças de perspectiva quanto à utilização de tecnologias para não interromper a oferta dos serviços e a assistência à população. A gestão consequentemente acompanhou essa evolução, e o resultado são as respostas cada vez mais eficientes e eficazes às demandas por serviços públicos. Mais um destaque para nossa cidade: somos exemplo para todo o Brasil em inovação e tecnologia”, comemorou Simão Durando.
A entrega da premiação ocorreu na última semana em Curitiba (PR) e contou com a presença do secretário de Inovação Clériston Ramos, representando o prefeito.