O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou na quarta-feira (27) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios. Na lista constam nomes de gestores ex-gestores de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Remanso, Paulo Afonso, Jaguarari, Campo Formoso, Abaré, Campo Alegre de Lourdes, Senhor do Bonfim, entre outros municípios do norte do Estado.
Da lista a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e, portanto, são inelegíveis nas próximas eleições. Ao entregar a relação de gestores municipais que tiveram contas rejeitadas o presidente do TCM-BA cumpriu dever imposto por lei a todos os órgãos de controle externo de contas públicas.
Atendendo a pedido do Ministério Público Eleitoral, o conselheiro Francisco Netto forneceu a todos os promotores eleitorais senhas para que tenham acesso ao sistema de informática do TCM-BA – em especial o Cadastro de Gestores – de modo a que possam acompanhar, online, a atualização da lista e os processos que justificaram a decisão dos conselheiros da corte de contas. Francisco Netto destacou a colaboração que existe entre os órgãos de controle e disse que cumpre um dever “ao colaborar e dar a mais ampla divulgação das nossas decisões contra os maus gestores”. Ele acrescentou que a população “precisa ser informada, e estes políticos devem ser afastados pela Justiça Eleitoral da vida pública”.
O presidente do TRE-BA, desembargador Carlos Alberto Hirs, disse que o TCM-BA é importante parceiro para a Justiça Eleitoral, pois com a relação dos gestores que tiveram contas rejeitadas, após exame minucioso, fornece elementos ao Ministério Público Eleitoral para a instrução de processos contra políticos ficha suja e aos próprios juízes que decidirão sobre a validade das candidaturas.
Colaboração
O procurador eleitoral, Ruy Mello, por sua vez, disse ser fundamental a colaboração do TCM-BA para a elaboração da lista dos gestores inelegíveis em razão da prática de ato de improbidade administrativa. Lembrou que a Lei de Ficha Limpa surgiu da iniciativa popular e em boa hora foi acatada pelos legisladores, “valorizando muito a tarefa e as decisões das cortes de contas do país“, frisou. Ele informou que o Ministério Público Eleitoral, este ano, pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor, sempre que necessário, ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário, para afastá-los da disputa eleitoral.
Confira as listas abaixo:
Lista de prefeitos com contas rejeitadas.
Lista de presidentes de Câmaras com contas rejeitadas.
Lista de gestores de Entidades Descentralizadas com contas rejeitadas.
Lista de denúncias, termos de ocorrências e auditorias.
(As informações são do TCM-BA)
Consta na lista 3 vezes o nome do nosso atual prefeito!
O nosso atual prefeito Isaac Carvalho teve várias contas rejeitadas e também o seu ex-diretor presidente do SAAE também teve conta rejeitada. Portanto a minha pergunta é: SERÁ QUE NÓS MORADORES DE JUAZEIRO IREMOS QUERER A CONTINUIDADE DESSA ADMINISTRAÇÃO OU FAREMOS A MUDANÇA? A resposta mais lógica é… MUDANÇA JÁ! Pois outubro está chegando e é chegada a hora da MUDANÇA JÁ!