Glaucoma: Parceria em Juazeiro promove atendimento a pacientes em tratamento

por Carlos Britto // 15 de novembro de 2023 às 16:30

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), em parceria com o Núcleo Regional Norte de Saúde (NRS) da Secretaria estadual da área, iniciou terça-feira (14), junto à Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, no Juá Garden Shopping, o atendimento de 250 pacientes cadastrados no município para tratamento de glaucoma. Os atendimentos serão realizados por etapa.

A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, ressalta que esses atendimentos são para pacientes cadastrados no município, com diagnóstico de glaucoma e que foram previamente agendados. “Ainda temos uma demanda reprimida para os atendimentos oftalmológicos, em especial para os pacientes de glaucoma. Porém foi na gestão Suzana Ramos que disponibilizamos atendimentos oftalmológicos na Policlínica Municipal e nas unidades de saúde, além dos atendimentos nos mutirões realizados periodicamente”, disse.

Segundo Pollyanna, a gestão passou a ofertar vagas de atendimentos ambulatoriais oftalmológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para facilitar o acesso dos pacientes a esta especialidade médica. São realizados cerca de 50 atendimentos por semana em esquema de rodízio.

Projeto Glaucoma

O Projeto Glaucoma é executado pela Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, em pactuação com o Governo da Bahia, através da Sesab e so NRS, e tem por objetivo atender pacientes já diagnosticados com essa doença, oferecendo a eles o tratamento mais adequado para cada realidade, com acompanhamento oftalmológico e distribuição de colírios.

Além das consultas e exames, os pacientes são acompanhados periodicamente e recebem as medicações para o tratamento do glaucoma – doença do nervo óptico causada, principalmente, pela elevação da pressão dentro dos olhos, o que compromete a visão do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários