Sem Dilma Rousseff (PT), afastada temporariamente da Presidência da República, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) não perdeu tempo junto ao presidente interino, Michel Temer (PMDB), no intuito de colocar em prática o projeto de lei de sua autoria (6.569 de 1988), que propõe a interligação do Rio Tocantins com o São Francisco. O projeto foi reapresentado em 2013 e aprovado na Câmara dos Deputados.
O parlamentar socialista enviou ofício a Temer, no qual destaca que o projeto “será capaz de contribuir para a adequada regularização do nível de água da barragem de Sobradinho, o maior lago artificial do mundo, para atender as crescentes demandas à jusante desse rio, principalmente as usinas hidrelétricas nele existentes”, frisou.
Gonzaga explicou que apenas no primeiro trecho, o percurso correspondente a 28% do total, entre Porto Nacional (TO) e a barragem de Sobradinho, na Bahia, necessita de obras de engenharia, para a adução e elevação da água, a 600 metros de altura, de modo a transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa Tocantins/Bahia. Daí em diante, a água escoa por gravidade, ao longo de 523 km (72% da trajetória), atravessando a Chapada Ocidental da Bahia, geologicamente formada pelos arenitos do Grupo Urucuia, até seu destino final, a barragem de Sobradinho.
De acordo com parlamentar, enquanto a União está investindo mais de R$ 10 bilhões na transposição, o custo desse projeto de águas do Rio Tocantins para o São Francisco será de aproximadamente R$ 2 bilhões. (com informações da assessoria parlamentar/foto arquivo Blog)
Uma ideia viável, em todos os aspectos, de custo não elevado e que fortalece a perenização de um bom volume dágua ao S. Francisco. Agora tem que sair do papel antes de 30( trinta anos), já que há previsoes( USP) de que em trinta anos as chuvas serão tao intensas que o nordeste pode se tornar uma pequena floresta tropical. Aí não será mais necessário tal transposição.
2 bilhões que se transformarão em 20 bilhões.
Deixa disto deputado,vamos cuidar logo do nosso rio,pois o mesmo estar morrendo,só olha as magens do rio que da pra se ver as plantas já estão chegando na ilha do fogo,e todos os políticos calados feitos defunto,agora o senhor vem com esta ideia,mas um meio de roubarem o dinheiro e nunca terminarem a obra.