O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) saiu em defesa esta semana, na Câmara, dos policiais ferroviários federais e solicitou a derrubada do veto que regulamenta a categoria. O presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), porém vetou alguns pontos do projeto, retirando a Polícia Ferroviária Federal (PFF) da estrutura do Ministério da Justiça e não a transferiu para o novo ministério.
Publicada por Temer no dia 27 de fevereiro deste ano, a Medida Provisória (MP) 821/2018 que criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública alterou a Lei nº 13.502/2017, que dispõe sobre organização básica da Presidência da República e dos Ministérios, dividindo as pastas da Justiça e da Segurança Pública.
Em sua justificativa, o parlamentar destacou que assim como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) presta um belo trabalho em parceria com a Federal e as polícias nos Estados, a PFF tem um papel relevante em relação a ferrovias e metrôs.
Foram apresentadas 138 emendas parlamentares ao texto da MP 821/2018, destacando-se as que tratam da inclusão da PFF na estrutura do Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Emendas nº 3, 9, 11, 37, 43, 44, 45, 46, 74 e 94). Para Gonzaga, é incompreensível que sendo a PFF um dos órgãos definidos na Constituição Federal como integrante da segurança pública, a MP tenha retirado esse órgão da estrutura do Ministério da Justiça e não o tenha incluído no novo ministério.
Parabéns ao nobre deputado federal em fazer justiça com relação a Polícia Ferroviário Federal (PFF- mais antiga do Brasil). Nosso patrimônio público ferroviário federal infelizmente está jogado às traças por falta da falta do referido Policiamento, ocasionando diariamente vergonhosos prejuízos ao erário público.
Por fim , cabe ainda ressaltar que a existência de outros crimes em curso na malha ferroviária em todo território nacional , como tráfico e uso de substâncias entorpecentes, armas, contrabandos etc… isso tudo por falta de uma ação efetiva desses profissionais especialistas em segurança pública ferroviária.
Não existe uma ferrovia totalmente segura sem a POLICA FERROVIARIA FEDERAL!!! Acorda Brasil!!
A escolha para o movo ministério tem sido aplausivel. Agora o que a população espera, é que estas autoridades se dominem, se colocando no devido ligar humano e sendo generosos. não se corrompendo fazendo a porta aberta por Deus, em outra era de PT.
Oxe mais um cabide de empregos, Polícia ferroviária? Fala sério! Não temos nem uma PRF de vergonha, querem mais um cabide para engomadinhos. Primeiro que transporte ferroviário no Brasil é subutilizado, se tivéssemos a mesma capacidade que EUA, China, etc, talvez justificasse a tal polícia ferroviária, mas agora é um engodo para o contribuinte pagar. Deixa as concessionárias cuidarem da segurança de suas linhas e meios operativos.
É SIMPLESMENTE ASSUSTADOR O ABANDONO DA POLICIA FERROVIARIA, A MAIS ANTIGA DE TODAS,SENDO QUE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO POVO BRASILEIRO FICOU JOGADO,SEM CONTAR COM O DESCASO COM TODA A IMENSA EXTENSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA, ONDE OCORREM ILÍCITOS COMO: CONTRABANDO, TRÁFICO,SONEGAÇÃO.
O QUE HÁ POR TRÁS DISTO, Á QUEM INTERESSA ESSAS ATITUDES DE VÁRIOS GOVERNOS QUE JÁ SE PASSARAM, ENQUANTO UMA CORPORAÇÃO INTEIRA, LUTA COMO PODE E AGUARDA SEU RECONHECIMENTO. OBRIGADO SR.DEPUTADO.