Gonzaga Patriota quer derrubada de veto que regulamenta Polícia Ferroviária Federal

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2018 às 07:20

Foto: Ascom/divulgação

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) saiu em defesa esta semana, na Câmara, dos policiais ferroviários federais e solicitou a derrubada do veto que regulamenta a categoria. O presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), porém vetou alguns pontos do projeto, retirando a Polícia Ferroviária Federal (PFF) da estrutura do Ministério da Justiça e não a transferiu para o novo ministério.

Publicada por Temer no dia 27 de fevereiro deste ano, a Medida Provisória (MP) 821/2018 que criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública alterou a Lei nº 13.502/2017, que dispõe sobre organização básica da Presidência da República e dos Ministérios, dividindo as pastas da Justiça e da Segurança Pública.

Em sua justificativa, o parlamentar destacou que assim como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) presta um belo trabalho em parceria com a Federal e as polícias nos Estados, a PFF tem um papel relevante em relação a ferrovias e metrôs.

Foram apresentadas 138 emendas parlamentares ao texto da MP 821/2018, destacando-se as que tratam da inclusão da PFF na estrutura do Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Emendas nº 3, 9, 11, 37, 43, 44, 45, 46, 74 e 94). Para Gonzaga, é incompreensível que sendo a PFF um dos órgãos definidos na Constituição Federal como integrante da segurança pública, a MP tenha retirado esse órgão da estrutura do Ministério da Justiça e não o tenha incluído no novo ministério.

Gonzaga Patriota quer derrubada de veto que regulamenta Polícia Ferroviária Federal

  1. Antônio Vitor Ferreira da Silva disse:

    Parabéns ao nobre deputado federal em fazer justiça com relação a Polícia Ferroviário Federal (PFF- mais antiga do Brasil). Nosso patrimônio público ferroviário federal infelizmente está jogado às traças por falta da falta do referido Policiamento, ocasionando diariamente vergonhosos prejuízos ao erário público.
    Por fim , cabe ainda ressaltar que a existência de outros crimes em curso na malha ferroviária em todo território nacional , como tráfico e uso de substâncias entorpecentes, armas, contrabandos etc… isso tudo por falta de uma ação efetiva desses profissionais especialistas em segurança pública ferroviária.
    Não existe uma ferrovia totalmente segura sem a POLICA FERROVIARIA FEDERAL!!! Acorda Brasil!!

  2. Alacrino Muniz Furtado Neto disse:

    A escolha para o movo ministério tem sido aplausivel. Agora o que a população espera, é que estas autoridades se dominem, se colocando no devido ligar humano e sendo generosos. não se corrompendo fazendo a porta aberta por Deus, em outra era de PT.

  3. Defensor da liberdade disse:

    Oxe mais um cabide de empregos, Polícia ferroviária? Fala sério! Não temos nem uma PRF de vergonha, querem mais um cabide para engomadinhos. Primeiro que transporte ferroviário no Brasil é subutilizado, se tivéssemos a mesma capacidade que EUA, China, etc, talvez justificasse a tal polícia ferroviária, mas agora é um engodo para o contribuinte pagar. Deixa as concessionárias cuidarem da segurança de suas linhas e meios operativos.

  4. MARCO ANTONIO FAGUNDES ECHEVARRIA-PFF disse:

    É SIMPLESMENTE ASSUSTADOR O ABANDONO DA POLICIA FERROVIARIA, A MAIS ANTIGA DE TODAS,SENDO QUE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO POVO BRASILEIRO FICOU JOGADO,SEM CONTAR COM O DESCASO COM TODA A IMENSA EXTENSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA, ONDE OCORREM ILÍCITOS COMO: CONTRABANDO, TRÁFICO,SONEGAÇÃO.
    O QUE HÁ POR TRÁS DISTO, Á QUEM INTERESSA ESSAS ATITUDES DE VÁRIOS GOVERNOS QUE JÁ SE PASSARAM, ENQUANTO UMA CORPORAÇÃO INTEIRA, LUTA COMO PODE E AGUARDA SEU RECONHECIMENTO. OBRIGADO SR.DEPUTADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários