O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) propôs ações emergenciais ao governador Paulo Câmara (PSB) para conter a violência em Pernambuco. O parlamentar entregou, na última sexta-feira (3), um ofício ao gestor do estado, no qual sugere a promoção dos atuais sargentos e subtenentes, além da convocação de todos os aprovados nos exames médicos e de aptidão física do concurso para Policiais Militares (PM) e Bombeiros (BM).
Patriota voltou a falar sobre sua proposta em discurso na sexta-feira (10), na Câmara. “Com todo respeito aos concurseiros, que sempre os apoiei, como por exemplo, com a PEC nº 02/03, de minha autoria, que é para obrigar o servidor público que está à disposição de outro órgão, faça a opção, ficando onde está ou retornar ao órgão de origem, para abrir sua vaga para mais um profissional. Mas não dá para aceitar um Estado que não faça o que estamos propondo: a progressão do seu servidor. O governador já olhou esta proposta, mandou ao Secretário de Defesa Social e ao Comandante Geral da PMPE, é que possamos fazer diferente. É oportunizar a um soldado que estuda, ser promovido a Cabo, porque está na Lei. É uma promoção por merecimento. E seguir nessa progressão até virar Coronel”, explicou o parlamentar.
Além de sugerir a inserção desse “plano de cargos” dentro da corporação, Gonzaga aconselha à formação de mais oficiais.
Outro argumento usado pelo parlamentar em ofício entregue ao Governador Paulo Câmara, foi a aprovação recente, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), da criação dos novos Batalhões, Companhias Independentes, Grupamentos de Bombeiros e Centros Técnicos de Vistorias. Com esse crescimento e expansão, era esperado o aumento do efetivo de tenentes, mas o que de fato houve, foi uma redução em 28% dos tenentes na PMPE e, aproximadamente 10% no do CBMPE.
Apesar de ter feito o ofício para que o governador enviasse à ALEPE, o legislador alega que fará um projeto em nível nacional para promover melhorias nas corporações em todo o país. (foto/divulgação)
Promoção pra meia dúzia? O que o governo deveria era dar uma teteinha a mais no salário deles pois tá defasado.
10 anos para o Praça ser promovido, em qual empresa hoje, quem trabalha bem leva 10 anos para ser promovido…se nao investir no ser humano, a segurança do estado vai continuar afundando…