Governistas e oposicionistas divergem sobre emenda e projeto do reajuste dos servidores pode ficar como Lóssio gostaria

por Carlos Britto // 18 de junho de 2013 às 18:24

casa plinio amorimO reajuste dos servidores municipais de Petrolina ainda gera controvérsia na Casa Plínio Amorim. E caminha, no final das contas, para ficar conforme as expectativas do prefeito Júlio Lóssio (PMDB).

Na sessão ordinária desta terça (18), os vereadores deveriam analisar duas das seis emendas ao projeto de lei que trata do assunto, enviado por Lóssio ao Legislativo.

O documento já havia sido aprovado no último dia 28 de maio, por 16 votos a zero. Os governistas, no entanto, alegaram inconstitucionalidade em duas emendas. Uma delas, do vereador de oposição, Zé Batista da Gama (PDT), refere-se a direitos já adquiridos pelos servidores.

Outra emenda, e a mais polêmica, é a de Manoel da Acosap (PHS), que estende a todas as categorias um percentual de reajuste de 7,62%. Após o Grande Expediente, o presidente da Mesa Diretora, Osório Siqueira, chegou a suspender a sessão por mais de meia hora para que a Casa analisasse um parecer do vereador governista, Dr.Pérsio Antunes (PMDB), integrante da Comissão de Constituição e Justiça.

Dr.Pérsio solicitou a supressão das duas emendas, por considerá-las inconstitucionais. Foi atendido no caso de Zé Batista, que retirou a sua. Mas Manoel da Acosap, não. Ao Blog este explicou que na mensagem enviada à Câmara Municipal sobre o projeto, Lóssio não especificou as categorias que receberiam o reajuste. Por isso, estendeu os 7,62% às demais.

O líder oposicionista Ronaldo Cancão respaldou Manoel da Acosap e ainda acabou convencendo os vereadores Ibamar Fernandes (PRTB), Maria Elena (PSB), Cristina Costa (PT), Geraldo da Acerola (PT), Zé Batista, Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL), Edilsão do Trânsito (PSL) e Zenildo do Alto do Cocar (PSB) a não voltarem ao plenário. Sem quórum necessário, o presidente Osório Siqueira deu a sessão por encerrada. O único vereador, até então da bancada oposicionista, que não seguiu com os demais foi Pedro Fillipe (PSL).

Embate

“Tentamos, na melhor forma possível um diálogo, para que a emenda do vereador Manoel da Acosap fosse mantida. Eles (governistas) ficaram irredutíveis, e aí eu dei a sugestão de saírmos do plenário para não votar (o parecer de Dr.Pérsio)”, explicou Cancão. A ideia, segundo ele, é que na quinta-feira (20) um grupo de vereadores que deixaram a sessão de hoje tente um acordo com o prefeito para manter a emenda de Manoel.

A hipótese, no entanto, é vista como remota por Dr.Pérsio. Segundo o governista, a emenda implica em matéria financeira, na qual a Câmara não tem o poder de legislar. Ele disse que algumas categorias de servidores, a exemplo de procurador, médico, dentista e enfermeiro (entre outras) tem leis específicas e, portanto, não podem receber o mesmo reajuste – que no projeto é voltado apenas à Educação e aos servidores de nível elementar, médio e superior. “Não somos contra os servidores, e sim contra os absurdos que alguns vereadores cometem nesta Casa em fazer leis que não tenham valor jurídico”, avaliou.

No final da sessão, Alvorlande Cruz ainda discutiu por vários minutos com Manoel da Acosap, ao tentar lhe explicar que sua emenda acarreta despesas ao município, mas não conseguiu persuadir o oposicionista. Caso Lóssio vete a emenda, o projeto retorna à Câmara para os vereadores analisarem se derrubam ou não o veto. Se o mesmo for mantido, o reajuste fica definido nos moldes do projeto original.

Governistas e oposicionistas divergem sobre emenda e projeto do reajuste dos servidores pode ficar como Lóssio gostaria

  1. Professora disse:

    Como isso nos entristece e revolta. O povo tem os vereadores que merecem, no final das contas vai ficar como esse Desprefeito quer, pq qdo foi p aumentar seus salários e o do Prefeito e secretários os nobres vereadores não lembraram que isso oneraria os cofres públicos, mas qdo trata-se do povo aí eles prtegem o erário Público.
    Que NOJO!!!!!!!
    Que

    1. educadora disse:

      QUE NOJO MESMO!

  2. vava disse:

    mais voce é professoura???
    da licença!

    1. Professora disse:

      Confesso que não entendi a pergunta….

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PERGUNTAR NÃO OFENDE.
    QUAL A FUNÇÃO DO VEREADOR ELEITO PELO POVO?
    SOMENTE A OPOSIÇÃO LUTA PELOS OS DIREITOS DOS TRABALHADORES ENQUANTO OS OUTROS LUTAM PELOS DIREITOS DE QUEM AFINAL DE CONTAS?
    E O SÃO JOÃO 2012 XIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, O QUE RONALDO CANCÃO DENUNCIOU FOI GRAVE.ENQUANTO ELE FISCALIZA O DINHEIRO DO POVO,TEM UM DEFENSOR 2013 QUE TENTOU ARGUMENTOS SEM FUNDAMENTOS EM DEFESA DO SEU CHEFE.
    EIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII DEFENSOR ESTAMOS ANTENADOS.
    AGORA É A VEZ DO POVO.NÃO PENSEM QUE VOCÊS NOS ENGANAM PORQUE O NOSSO POVO NÃO É BESTA.

    1. Alvaro disse:

      ronaldo cancao ate agora so jogou pra torcida e nao provou nada. a oposição está perdida e é despreparada. ate agora nao vi nada de produtivo por parte dos vereadores de oposição. o q vi foi vereador jogar pra torcida e querer aumentar salario de servidor sem ser a funçao dele. nossos vereadores da oposição precisam falar menos e trabalhar mais. precisam estudar para saberem o q estao fazendo. precisam parar de fazer teatro

  4. LEITOR disse:

    VAMOS PRA RUA!!!!!!!!!!!

  5. GLÒRIA disse:

    Seu Alvaro, vc deve ser amigo das meninas do PT, a Izabel e a Cristina……..
    Duas famosa e futuras perdedoras da cidade… coniventes e ….
    jogar para a plateia o que?
    Bom o povo na rua começa a mudar a cara do Brasil, e de suas cidades que vêm os oportunistas de plantão, os corruptos antenados e viciados… principalmente esta safra de L .. .

    Vamos mudar a cara de Petrolina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários