O Governo da Bahia regulamentou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/BA) nesta quarta-feira (31). A nova legislação, de autoria do deputado estadual Bobô, permite a comercialização em todo o estado de produtos de origem animal, como mel, queijo, carnes e ovos, que possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e adesão ao Susaf/BA. Antes, a venda era restrita aos territórios dos consórcios públicos intermunicipais.
Bobô destacou a importância da regulamentação para a agricultura familiar, ressaltando que a lei vai impulsionar a economia local, criar empregos e renda, além de evitar o êxodo rural. O deputado elogiou o governador Jerônimo Rodrigues pela sanção e regulamentação da lei e reconheceu o apoio de diversas autoridades no processo.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, também enalteceram a importância do Susaf. Segundo Cardoso, a iniciativa já apoiou a implantação do SIM em mais de 300 municípios, certificando 184 agroindústrias e 964 produtos. Luz ressaltou que a medida fortalece os serviços de inspeção e amplia o mercado consumidor, beneficiando as agroindústrias familiares e os municípios.
João Campos, presidente da Associação Queijo Baiano, e André Luís, produtor de ovos caipiras, celebraram a regulamentação, destacando que a medida permitirá a expansão de seus negócios para os grandes centros urbanos, melhorando a renda e as oportunidades de trabalho.
O Susaf/BA representa um avanço significativo para a agricultura familiar na Bahia, garantindo qualidade e segurança dos produtos, além de promover o desenvolvimento econômico local.