A Secretaria de Desenvolvimento Bahia fará a entrega de 204 mil mudas de palmas forrageira a agricultores e agricultoras familiares de Remando, norte do Estado. Cada um deles receberá mil mudas. A ação, que faz parte do programa de segurança alimentar do rebanho do ‘Bahia Mais Forte’, acontecerá no próximo dia 29/06, a partir das 8h30 no Yate Clube, durante a ExpoRemanso.
“As palmas irão proporcionar a médio prazo a possibilidade de que todas as propriedades rurais de Remanso possam ofertar no período de estiagem um importante alimento aos rebanhos”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Remanso, Adriano Paes Landim.
A variedade que será distribuída é a palma miúda (doce), cientificamente comprovada ser muito resistente à ‘cochonilha do carmim’ – doença que dizimou diversas plantações de palma no Nordeste. Para orientar os beneficiários do programa e outros interessados, também será realizada no mesmo dia, a partir das 8h no Yate Clube, uma palestra proferida pelo superintendente da SUAF, Marcelo Matos, com o tema ‘Cultivo, manejo e usos da palma forrageira’, na qual serão abordados deste o plantio, cultivo, tratos culturais, colheita e uso na ração animal. “Esse programa vem para ajudar ao homem do campo que tanto necessita de garantir o alimento ao rebanho no período da seca”, destacou o presidente da Central das Associações Rurais de Remanso, Luiz Moreira.
As associações rurais contempladas com as palmas forrageiras são: Jatobazinho, Maravilha, Fazenda Santo Antônio e Arredores, Induema, Lagoa D’Água, Lagoa dos Camilos, Lagoa Grande, Pimenteira, Caititu e Salinas Grande.