Diante da incidência dos focos de calor e a propagação dos incêndios florestais registrados nos últimos dias na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), intensificando as atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.
Além da aeronave que já se encontra disponível para o combate ao fogo na Chapada, neste momento emergencial estão sendo contratados mais dois helicópteros e duas aeronaves tipo air tractor, além do envio de 50 kits de equipamentos de proteção individual (EPI´s), dois carros com tração 4×4 e um aporte de R$ 20 mil para compra de água e alimentação para os brigadistas.
Para acompanhar de perto as ações na região, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, se reúne nesta sexta-feira (11), no município de Lençóis, com representantes do Ministério Público Estadual, Grupamento de Bombeiros, brigadistas, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), ICMBio e sociedade civil para tratar sobre todas as atividades na região.
Na oportunidade, Spengler fará um sobrevoo na região para avaliar a extensão da área afetada. As informações são da Secretaria de Imprensa do estado. (Foto/reprodução)