Foi sancionada nesta quarta-feira (31) a lei que proíbe o uso de pistolas de água e itens similares no carnaval e festas populares de rua em todo o estado da Bahia. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a medida visa a garantir a segurança das mulheres durante a folia. A medida foi lançada em um evento na segunda-feira, 29, na capital baiana.
Durante o carnaval, as pistolas de água são utilizadas como forma de assédio contra mulheres, cercando-as e molhando suas roupas para que fiquem transparentes. Além disso, muitas vezes as armas são carregadas com urina.
“Para além de apreender as pistolas de água, o nosso principal objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e entendimento das pessoas, para que internalizem que essa não é mais uma prática aceitável e liberada”, disse o governador.
Segundo a legislação, as pistolas de água serão recolhidas nos portais de acesso dos circuitos e dentro dos espaços da festa. Para a titular da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado (SPM), Elisângela Araújo, a política também tem o objetivo de conscientizar a população.