A obra do Sistema Adutor Arataca II entregue à população nesta terça-feira (27), pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vai garantir o fim do rodízio, ou seja, água nas torneiras todos os dias, para cerca de 50 mil pessoas residentes em Cruz de Rebouças, em Igarassu, e em Caetés III, em Abreu e Lima. Além disso, outras 120 mil pessoas serão beneficiadas com redução do rodízio nas cidades de Abreu e Lima, Paulista e Igarassu.
“Esses três municípios serão diretamente beneficiados com o incremento de mais 150 litros de água por segundo, o que vai permitir ampliar a oferta de água para a população e, em algumas acabar com o rodízio. É muito gratificante inaugurar essa obra estruturadora para a RMR, levando mais água para a população”, destacou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
O novo calendário de abastecimento está sendo implantando e começa a vigorar em janeiro. Em Cruz de Rebouças, em Igarassu, não haverá mais rodízio de abastecimento. Desta forma, o fornecimento de água será diário deixando para atrás um rodízio de 1 dia com x 7 dias sem. Já o bairro de Caetés III, em Abreu e Lima, também passará a receber água todos os dias, saindo do calendário atual de 3 dias com x 5 dias sem. Por fim, o bairro do Janga, em Paulista, terá melhorias o abastecimento com ampliação da oferta de água. O novo calendário será de 2 dias com x 6 dias sem, ao invés do sistema atual que é de 1×7.
O Sistema Adutor Arataca II vai garantir mais segurança hídrica para o Sistema Botafogo, beneficiando 750 mil pessoas residentes em Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. O rio Arataca é uma das captações utilizadas pela Compesa para o atendimento das quatro cidades, todas atendidas pelo Sistema Botafogo.