Mais de 1,2 mil profissionais do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Polícia Militar e Assistência Social estão mobilizados no atendimento às vítimas das chuvas no Recife. Três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, além de embarcações e veículos pesados participam dos salvamentos.
A Região Metropolitana, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram das 6h de sexta (27) até 6h deste sábado (28) precipitações acima de 100 mm. Itapissuma e Itaquitinga tiveram mais chuva nesse período do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima registraram precipitações acima de 200 mm, em 24 horas.
Da última quarta-feira (25) até o meio-dia deste sábado foram registrados 34 óbitos no Estado. As mortes ocorreram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe. O total de desabrigados por conta de deslizamentos chega a 1.026. A APAC renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. A orientação é de que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.
Construir casas, em locais seguros, para pessoas de baixa renda, resolve e evita novas tragedias climaticas.
Educar o povo para evitar o inchaço populacional.
Planejamento urbanisticos, e gerar empregos.
Resolve, o resto é paliativo, porque chove todo os anos.