Governo de PE proíbe shows, festas e similares a partir de amanhã; secretário admite medidas ainda mais duras

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2020 às 19:40

Foto: Pedro Menezes/SEI-PE

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou nesta segunda-feira (7) a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. Casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes são exceções e poderão ser realizados, desde que cumpram os protocolos.

A medida, que teve como base o atual momento epidemiológico, vale para todo o Estado, e inclui a proibição de shows e festas em comemoração ao Natal e Réveillon, realizados em espaços públicos ou privados como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso. O decreto entra em vigor a partir desta terça (8), quando será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, Pernambuco fechou a semana epidemiológica (SE) 49, no último sábado (5), com alta nos indicadores de solicitações de UTI, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de aumento nas taxas de ocupação dos leitos, o que configurou a semana como a terceira seguida com aumento dos patamares epidemiológicos. Na SE 49, houve aumento de 5,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos para a Covid-19, na comparação com a SE 48, e de 18% em relação à SE 47.

Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes que promoveram festas e shows. A fiscalização, a partir de hoje, será ainda mais intensa, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população, explicou o secretário. No último final de semana, o Procon Estadual, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos, chegando a interditar ou notificar sete deles. “Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais duras poderão ser adotadas nestes setores de lazer e entretenimento”, advertiu Longo.

Novos leitos

Ele lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos. Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque, concluiu.

Governo de PE proíbe shows, festas e similares a partir de amanhã; secretário admite medidas ainda mais duras

  1. Aldair Cavalcante disse:

    No período abaixo (TSE) o coronga escafedeu-se num passe de mágica:
    “Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020. O pleito foi adiado para os dias 15 e 29 de novembro – respectivamente, 1º e 2º turnos de votação –, pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho”.
    Mas akbôç as eleições e o coronga resurge das cinzas com toda sua voracidade.
    Quanta HIPOCRISIA! de nossos governantes!

  2. Petrus disse:

    E praga dos bares que tomam as praças e o canteiros de Petrolina vão continuar tirando o sono e a tranquilidade das pessoas das pessoas. Qual a contribuição que essas porcarias trazem para cidadania e formação do povo miseravelmente desinformado.

    1. Guilherme disse:

      Já ouviu falar que essas “porcarias” dão emprego a milhares de pais e mães de família e impedem que os números de desempregados causados pela peste chinesa seja maior, sabichão? Não? Em que planeta você vive mesmo???

  3. joelson souza disse:

    tem q fechar tudo (povo sem noção)

  4. Guilherme disse:

    Precisamos de outras eleições e outro carnaval com urgência. O coronga se agrava muito quando as pessoas estão trabalhando ou em festas cristãs.

  5. Ysrebelde temerário disse:

    Quem diz para fechar tudo deve ser funcionário público, com geladeira cheia. Aquela turminha que faz churrasco nos finais de semana na roça, beeeem longe dos olhares do povo. E depois vem com o papo furado de fechar tudo. Os bares e restaurante empregam pessoas que precisam de um trabalho para sustentar suas famílias. São pessoas que passaram dificuldades nesses meses de fechamento sem sentido, sem nenhuma comprovação CIENTIFICA da eficácia do isolamento, quando tem pesquisa de instituto sério falando da ineficácia do isolamento. Vamos ter mais empatia com o próximo, e parar de olhar só para o próprio umbigo. E tenho certeza que essas mesmas pessoas que estão defendendo fechar tudo, nas eleições saiam em carreata com os candidatos na maior curtição. Haja hipocrisia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários